Revolução indusrtrial

2737 palavras 11 páginas
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUAS PRINCIPAIS ETAPAS E PROCESSOS DESENCADEADORES

André Gustavo Silva*
Vanessa Cristina de Almeida**
Yara Grasielle Santos Pereira***

Resumo: Este artigo exporá de forma sucinta, a Revolução Industrial que iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVIII, modificando a vida e a forma de pensar da população daquela época. O artesanato que era a forma de produção mais utilizada daquele tempo é substituído pela maquinofatura, que acaba por contribuir para o enriquecimento da Burguesia Inglesa, que tinha capital suficiente para realizar tal processo. Esse novo sistema cria duas novas classes sociais: os empresários (capitalistas), que são os donos de todas as ferramentas necessárias para o processo de produção e os proletariados ou assalariados, que possuíam apenas a força de trabalho e a vendiam em troca de míseros salários.

Palavras chave: Revolução Industrial, Artesanato, Maquinofatura, Capitalista e Proletariado.

* Técnico em Administração, pelo SENAC-MG e graduando dos cursos de Engenharia de Produção pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.

** Técnica em Segurança do Trabalho, pelo SENAC-MG e graduanda do curso de Engenharia de Elétrica pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.

*** Técnica em Administração, pelo SENAC-MG e graduanda do curso de Engenharia de Elétrica pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM.

Introdução
O presente artigo objetiva investigar a Revolução Industrial que teve início no século XVIII, na Inglaterra e estendeu-se para outros países a partir do século XIX, com a mecanização dos sistemas de produção que passavam por grandes mudanças e que estão diretamente ligadas, a substituição do trabalho artesanal que utilizava ferramentas, pelo trabalho assalariado, em que predominava o uso das máquinas e o desenvolvimento de novas tecnologias nas relações de trabalho.
A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, os burgueses

Relacionados

  • Recursos Hidricos
    1364 palavras | 6 páginas