revoluçsao industrial fases

544 palavras 3 páginas
Revolução industrial – fases
Revolução Agrícola – 5000 a.C.
Revolução Comercial – 1450 d.C.
Revolução Industrial – 1750 d.C.
Revolução Técnocientífica – 1970 d.C. (a que está occorendo, nossa realidade) A Revolução Industrial deu início à produção dos bens de consumo de modo industrial e divide-se em três fases:
1ª fase (1750): na Inglaterra, teve início por ter mão-de-obra em abundância (já que os camponeses saíram dos feudos), grande reserva de carvão e investimento em navios para exportar produtos.
*principal produto era o têxtil;
*energia – carvão;
*exploração do trabalho humano (jornada de 14h).
2ª fase (1850): expansão da Revolução Industrial para outros países, começou a concorrência.
*máquinas à vapor;
*energia – petróleo;
*remédios, armas de repetição;
*conquista total do continente africano e asiático pelos europeus;
*Taylorismo e Fordismo – tecnologias de produção.
3ª fase (1950-1970): dominada pelo Japão, EUA e Alemanha.
*miniaturização e multifuncionalidade de produtos;
*customização de produtos;
*obsoletismo programado;
*automação de produtos.

O mundo hoje

Vivemos em um mundo em que o que compramos hoje não é suficiente amanhã, em que a educação e a saúde não são prioridade e no qual a mídia tem forte poder de influenciar compras e mais compras. Compras estas, que não são prioridade e que nos levam a pensar que as coisas que temos não servem mais e que já estão obsoletas. O sistema atual está em crise, mas essa crise tem início lá na Revolução Industrial. Sim, esta crise tem tudo a ver com nosso passado. É lá que nossos antepassados começaram a produzir bens de consumo de forma industrial e que, com o passar do tempo, estamos produzindo cada vez mais, de forma mais barata, com a exploração do trabalhador, com diferentes tecnologias e design. O pior de toda esta crise é que a cada nova compra, existe um novo descarte, ou seja, toneladas de lixo tóxico e destruição da natureza. O que não estamos nos dando conta, é que

Relacionados