Revolu O Russa SILVANA

461 palavras 2 páginas
Revolução Russa de 1917
Em 1917 houve uma sequencia de eventos políticos na Rússia, que levaram a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório, que resultou no estabelecimento do poder soviético, o resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
O país era governado pelo Czar (Imperador), que tinha poder absoluto, ou seja, todos estavam submetidos a ele, inclusive a Igreja Católica Ortodoxa.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo, mas os senhores feudais não tinham o menor interesse de modernizar as plantações.
Então, o Imperador, aboliu a servidão, vendeu terras aos camponeses, mandou ocupar novas áreas agrícolas trazendo benefícios para o país que cresceu e se tornou grande exportador de grãos, também aumentando significativamente o numero da população, com esse aumento veio também o desemprego e a baixa produtividade.
O governo então decidiu estimular um programa de industrialização, permitindo que muitos estrangeiros fossem para o país, e muitas fábricas foram implantadas, e então entre os anos de 1880 e 1900 e a Rússia apresentou as maiores taxas de crescimento industrial. E enquanto o país se modernizava o absolutismo continuava intacto e isso causava descontentamento entre a população que se unia cada vez mais.
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.
Na década de 1880, as visíveis tensões sociais ganharam maior força com o atentado que assassinou o czar Alexandre II, em 1881, e o crescimento exponencial dos grupos revolucionários. No governo de Nicolau II, a situação da Rússia

Relacionados

  • Victor Hugo Os Miseraveis Completo
    535866 palavras | 2144 páginas