Revolu o Russa Joyce L

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Nome: Joyce Lourenna dos Santos Oliveira Nº: 31 3º Ano “A”
A Rússia no início do século XX
Ao iniciar-se o século XX, o Império Russo apresentava um extraordinário atraso em relação àsdemais potências européias:
Atraso econômico — A economia ainda era basicamente agrária, praticada em latifúndios explorados de forma antiquada, através do trabalho de milhões de camponeses miseráveis. Aindustrialização russa foi tardia, dependente de capitais estrangeiros e se restringia a algumas grandes cidades.
Atraso social — A sociedade russa era ainda mais desigual que a sociedade francesa àsvésperas da Revolução de 1789. Havia o absoluto predomínio da aristocracia fundiária, diante de uma burguesia fraca e das massas camponesas marginalizadas. O proletariado russo era violentamenteexplorado; mas já possuía uma forte consciência social e política e estava concentrado nos grandes centros urbanos — o que facilitaria sua mobilização em caso de revolução.
Atraso político — O ImpérioRusso era oficialmente uma autocracia (isto é, uma monarquia absoluta), com todos os poderes centralizados nas mãos do czar. Não havia partidos políticos legalizados, embora as agremiaçõesclandestinas fossem bastante atuantes. Delas, a mais importante era o Partido Social-Democrata Russo, que em 1903 se dividiu em dois ramos: bolcheviques (marxistas radicais) e mencheviques (socialistasmoderados).
A Revolução de 1917 (1ª fase)

A Revolução de Fevereiro de 1917 inaugurou a primeira fase da Revolução Russa de 1917. Seu resultado imediato foi a abdicação do Czar
Nicolau II. Ela ocorreu comoresultado da insatisfação popular com a autocracia czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial. Ela levou a transferência de poder do Czar para umregime republicano e democrático, surgido da aliança entre liberais e socialistas
que pretendiam conduzir reformas políticas.
A Revolução de 1917 (2ª fase)
A Revolução de Outubro na Rússia, também conhecida como Revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolu Ao Russa
  • Revolu o Russa
  • Revolu O Russa
  • A Revolu o Russa
  • Revolu O Russa
  • Revolu O Russa
  • revolu o russa
  • A Revolu O Russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!