REVOLU O FRANCESA E REVOLU O INDUSTRIAL9 1

567 palavras 3 páginas
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

PRISCILA AUGUSTO CUNHA

REVOLUÇÃO FRANCESA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

VITÓRIA
2012
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

PRISCILA AUGUSTO CUNHA

REVOLUÇÃO FRANCESA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado a Vicente de Paulo Colodeti, na disciplina de Sociologia, do curso de Serviço Social, 1º período noturno como requisito parcial para aprovação no semestre.

VITÓRIA
2012
A REVOLUÇÃO FRANCESA

A Revolução Francesa, ocorrida no século XVIII, era um período de extrema injustiça social. Na época do antigo regime, o Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

É um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo para o Capitalismo. Os revolucionários franceses, sob o lema liberdade, igualdade e fraternidade, levaram os idealistas às ultimas consequências. Procuram instituir um Estado caracterizado por maior participação política da população e pela diminuição das desigualdades sociais. Inauguram assim um Estado que tinha em sua base o povo direito da cidadania.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida de trabalho. A burguesia mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social.

As bases de uma sociedade burguesa e

Relacionados