revoluçao Francesa

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A Revolução Francesa é comumente considerada como prova definitiva da maturidade da burguesia. Com a revolução, o antigo regime, repleto de entraves ao capitalismo, foi sepultado, significando atomada do poder político pela burguesia com a queda do absolutismo.
Revolução Francesa: tomada do poder político pela burguesia, com a participação dos camponeses e artesãos. Foi a superação dasinstituições feudais do Antigo Regime com a edificação de um estado liberal.
Antecedentes da Revolução
O século XVIII já apresentava a liderança da burguesia nas finanças, no comércio, na indústria, enfimnas atividades centrais do capitalismo francês. Entretanto, o desenvolvimento capitalista estava obstruído pelos quadros feudais da sociedade (a exemplo da sobrevivência da servidão), pela organizaçãotradicional e regulamentar da propriedade, da produção e das permutações.
Em síntese, as causas da revolução foram aquelas que entravavam o desenvolvimento do capitalismo na França.
Principaisrazões da Revolução
O despotismo dos Bourbons – O absolutismo de Luís XVI ainda se revestia da teoria do direito divino dos reis. Desde 1614, que a Assembléia, chamada de Estados Gerais, não eraconvocada, e os reis governavam sem nenhum limite à sua autoridade, fato que mais se acentuou nos governos de Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.
A grave crise financeira – Predominava a desordem administrativa, emque as finanças do estado se confundiam com as rendas do rei, agravadas pela luxuosa Corte Francesa, além dos efeitos desastrosos das guerras dos reis Bourbons, culminando numa insolúvel crisefinanceira. As Guerras dos Sete Anos e da Independência dos Estados Unidos, além de acarretarem gastos monumentais, comprometeram todo o império colonial francês.
O mercantilismo – A ascensão econômica daburguesia esbarrava nos regulamentos, proibições e taxações por parte do estado absoluto.
Privilégios Feudais – Em contraste com o seu papel econômico, a burguesia não tinha influência política na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!