revoluçao francesa

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
Explicação sobre Revolução Francesa

Por volta do final do século XVIII a frança Ocidental continha a maior população da Europa e era governada pelo rei absolutista Luís XVI. A sociedade francesa nessa época era dividida em três estados/classes sendo o rei o topo da pirâmide.
O primeiro estado é composto por:

Alto clero: que reunia bispos, abades e cônegos nascidos emfamílias nobres. Continham uma grande fortuna vinda do recebimento dos dízimos e da renda de propriedades da Igreja situadas nas cidades e no campo.
Baixo clero era composto por padres e sacerdotes de paróquias mais pobres, que, estavam enfrentando grandes dificuldades econômicas.

O segundo estado é composto por:

Nobreza palaciana/cortesã: vivia em palácios eVersalhes, sede da Corte francesa, de onde vêem o nome desse grupo. Sua vida luxuosa se dava visto que viviam em torno do rei, continham altos cargos políticos e recebiam pensões do Estado.
Nobreza provincial: eram grandes proprietários de terra que vivia dos tributos pagos pelos camponeses que utilizavam suas terras (esse era um direito de origem feudal).
Nobreza togada: era composta porburgueses muito ricos que para tentar “subir de vida” compravam títulos de nobreza e cargos políticos.

O terceiro estado era composto por:

Alta burguesia: grande parte fazia parte da nobreza togada e o resto eram burgueses ricos que tinham interesses ligado a bancos e as grandes manufaturas.
Media burguesia: eram pequenos comerciantes e artesões.Baixa burguesia: profissionais liberais como; médicos advogados e professores.
Camponeses: trabalhavam em fazendas de grandes extensões territoriais e eles representavam cerca de 80% de todos os franceses.
Camadas urbanas: eles viviam em cidades principalmente em Paris. Eram aprendizes, assalariados e desempregados.

Causa da revolução:

Em meados do século XVIII aeconomia francesa começa a sofrer sinais de uma crise econômica, agravados com a guerra de 7 anos que foi muito cara (entre França e Inglaterra que foi muito cara para ambas as partes)por disputa de colônias de exploração. A França perde para Inglaterra em 1763 e tem que entregar grande parte de suas colônias fora as dividas bancarias que tinha com o empréstimo solicitado a bancos estrangeiros efranceses para a guerra(grande parte dos bancos franceses faliram),e logo após 13 anos (1776) ela ajuda as 13 Colônias inglesas na guerra de independência.
Nessa época a França continha cerca de 80% da sua economia voltada para o feudalismo, além disso, a agricultura francesa passava por problemas devido a variações climáticas chegando a faltar comida nas grandes cidades francesas.
As manufaturasespecialmente as têxteis, também passavam por dificuldades com a concorrência dos tecidos ingleses mais baratos e de maior qualidade.
Mesmo com todas essas desgraças os privilégios dos estados dominantes não foram alterados e continuaram a não pagar impostos. Já os membros do terceiro estado que representava cerca de +-95% da população Francesa, continuava a pagar os impostos sozinhos esustentando os estados superiores. Indiguinados com a situação o terceiro estado começou a se revoltar pegando como base idéias iluministas dos que queriam mudança.

Revolução Francesa

Para controlar a crise Luís XVI tinha duas opções: começar a cobrar impostos da nobreza e do clero e poderia perder o apoio dos dois estados ou aumentar os impostos do terceiro estado o que poderia gerar umarevolta dentro do país que foi o que aconteceu.

Indeciso convocou a Assembléia dos Notáveis, que reunia os membros mais notáveis dos primeiro e segundo estados para discutir a criação de novos tributos que seriam pagos ate mesmo pelo clero e nobreza. Em 1787, vendo seus privilégios ameaçados a nobreza e o clero pressiona o rei par convocar a Assembléia dos Estados Gerais com o objetivo de obrigar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!