revoluções

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
Movimento Zapartista- Chiapas
É uma guerrilha que nasceu no estado de Chiapas, no sul do México. Seu nome é uma homenagem ao revolucionário Emiliano Zapata (1879-1919), que liderou uma luta pela reforma agrária no país no início do século 20. Os zapatistas ganharam fama internacional no dia 1º de janeiro de 1994, quando uma milícia com homens encapuzados - o Exército Zapatista de LibertaçãoNacional - ocupou as prefeituras de diversas cidades na região de Chiapas. Os zapatistas queriam chamar a atenção do mundo para as três principais reivindicações do movimento:
1. O fim da marginalização dos indígenas locais, descendentes dos maias;
2. A extinção do NAFTA, o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá, visto por eles como exemplo de submissão ao poder americano;3. Combater a corrupção na política local.
Haiti
Inicialmente, entre 1950 e 2005, os indicadores sociais e econômicos haitianos permaneceram muito negativos, e o país tornou-se o mais pobre da América Latina. A crise política, econômica e social vivida pelo país há anos, foi intensificada após a ditadura de François “Papa-Doc” Duvalier e a de seu filho Jean-Claude Duvalier (chamado Baby Doc),encerrada em 1986, deixando o país tumultuado e instável. Entre 1990 e 2000, o país sofreu intervenções da ONU e dos Estados Unidos, quando estava sob administração de Bill Clinton e de George Bush (filho). O Brasil participou enviando forças de paz a pedido do governo norte-americano e da ONU. Nesse período, alguns militares tentaram manter-se no poder impondo a ditadura, mas ONU e EUA estavamsempre interferindo, idealizando liberdade e democracia para o país (mas os EUA tinham motivos econômicos e estratégicos para tal). O Brasil comanda a força militar na missão de paz da ONU no Haiti desde junho de 2004. Os 1,2 mil soldados do país, que estão no Haiti, formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial. Essa força militar na missão de paz procuragarantir a estabilidade no país e auxiliar na manutenção da segurança para realizar novas eleições, após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide. Era necessário consolidar um efetivo que substituísse a Força Multilateral Interina (MIF, pela sigla em inglês), formada por Estados Unidos, Canadá, França e Chile e que se mantinha no país desde a queda de Aristide. A missão no Haiti enfrentou umquadro incompleto de militares previstos pela ONU. Segundo o Exército, isso dificultava a atuação nas áreas mais críticas do país, onde gangues, rebeldes e grupos armados mantinham conflitos permanentes com civis e com a Polícia Nacional haitiana. Os conflitos entre os grupos armados e a Polícia Nacional eram constantes. Organizações não governamentais chegaram a criticar a atuação da ONU, ao alegarque a atuação da missão permitia a violação de direitos humanos. A acusação foi negada pelo comando militar e pelas autoridades do governo brasileiro. O governo brasileiro fez atuações junto ao Conselho de Segurança da ONU para aumentar o efetivo militar no Haiti. Também fez pedidos de ajuda internacional para projetos de infraestrutura, cooperação internacional e visitas do próprio ministro dasRelações Exteriores, Celso Amorim, para avaliar a situação política pré-eleitoral no país.
O terremoto em 12 de janeiro de 2010 colaborou para agravar a situação crítica do país.
Sendero luminoso e movimento revolucionário Tupac Amaru
No Peru, desde a década de 80, dois grupos guerrilheiros de esquerda vem atuando contra o governo constituído: O Sendero Luminoso de tendênciaMaoísta (Seguidores do líder chinês Mao Tse Tung) e o grupo Tupac Amaru (MRTA) de tendência Guevarista (Seguidores das idéias do líder Che Guevarra). O nome Tupac Amaru é uma homenagem a José Gabriel Tupac Amaru, líder indígena que moveu uma rebelião contra os espanhóis por volta do século XVIII.
Estes dois grupos se encontram atualmente num processo de desagregação, mas continuam operando. De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revoluções
  • revoluções
  • Revoluções
  • Revoluções
  • A Era das Revoluções
  • Era das revoluções
  • a era das revoluções
  • revolucoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!