revoluções seculo XVI

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 A Revolução Científica na Idade Moderna

Com o inicio da Idade Moderna chega a Era das Revoluções, entre elas, a Revolução Científica logo no inicio do século XV.Daí surge um conhecimento mais estruturado e prático, desenvolvendo formas empíricas de se constatar fatos e se prolongou até o final do século XVI.
A importância desse novo modo de pensar, sedeu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa.
Em contraste com a Idade Média, que produziu uma cultura profundamente religiosa, esse Renascimento tinha como elemento central o Humanismo, que valorizava o ser humano, a criação privilegiada de Deus. Dessa forma, o renascimento pregava o Antropocentrismo, que consistiaem entender o universo tendo o homem como seu centro e não mais Deus, como pregava o Teocentrismo medieval.
Frente a esse entendimento do mundo, o homem deveria usar a Razão para entender a natureza e as demais coisas existentes. A Razão seria ainda um dom de Deus, aproximando o homem dele, através da criatividade e da genialidade, assemelhando as capacidades de ambos, já que Deuscriou o homem, o homem poderia criar uma infinidade de coisas.
O Renascimento se desenvolveu em várias áreas do conhecimento. Na ciência, destacaram-se Nicolau Copérnico e Galileu Galilei pelo desenvolvimento da Teoria Heliocêntrica, cuja ideia se baseava na centralidade do sol no Universo. Na política e na organização do Estado temos Nicolau Maquiavel, que escreveu O Príncipe, entreoutros.
O fim da Idade Média foi um período marcado por mudanças, principalmente no âmbito econômico. Durante séculos, o desenvolvimento economico foi reduzindo, a produçao era pequena por causa das pestes, guerras , enchentes, secas, etc.A baixa produção de alimentos também não era suficiente para alimentar o excesso de população nos feudos.Esses e outros fatores levaram a uma nova era nahistoria da Europa.
A ascensão da Burguesia
A ascensão da burguesia se deu devido ao somatório de transformações que resultaram na desintegração do mundo feudal. Sendo inicialmente uma classe dominada, muito se fortaleceu e, por conseguinte, ao longo dos séculos XV a XVIII , o desenvolvimento do comércio e das manufaturas, a exploração das colonias e as transformações no campo favoreceram( emritmos diferentes e em sociedades diferentes)o crescimento dos grupos sociais burgueses.Estes pretendiam livrar-se da interferencia dos governos nos seus negócios e passaram a criticar o chamado Antigo Regime e suas práticas mercantilistas.
Revolução Comercial
O desenvolvimento comercial resultava em transformações profundasna economia Européia. A moeda tornou-se fator de riqueza e astransações comerciais passaram a ser monetarizadas. A produção e a troca deixaram de ter caráter de subsistencia e passaram a atender os mercados das cidades.As companhias mercantis contavam com técnicas contábeis e adotaram novas formas de comercializar , como as cartas de créditos e pagamentos.
A navegação e o comécio de alto mar ganharam impulso com a construção de novos tipos de embarcação e oaperfeiçoamento da cartografia e de instrumentos como a bússola.
O Novo Mundo
No final do século XV, a Coroa espanhola queria alcançar o Oriente através do mar. Como ainda não possuía os conhecimentos dos portugueses sobre a costa da Africa, os espanhóis arriscaram outro caminho: navegar para oeste, pelo Oceano Atlantico.O risco faz parte da aventura do conhecimento! Se a terra fosse redonda(comoacreditava alguns sábios), então os navios acabariam chegando na China.Foi com essa idéia que os reis Fernando e Isabel foram convencidos a financiar a expedição de Colombo.E em 1492 Cristovão Colombo acabou chegando as Américas.
Formação do Estado Nacional
A burguesia, favorecida pelo desenvolvimento e propagação das relações mercantis , buscaram a proteção da monarquia, visando seu próprio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Loucura no século XVI
  • Século XIV até século XVI
  • Historia da educação seculo xvi
  • Nas primeiras decadas do seculo XVI
  • Portugal nos séculos XV e XVI
  • Literatura Inglesa no Século XVI
  • As reformas religiosas do século xvi
  • A LINGUISTICA DO SECULO XVI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!