REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA RUSSIA

Páginas: 13 (3129 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
CENTRO INTEGRADO DO RIO ANIL – CINTRA




TRABALHO DE HISTORIA

ASSUNTO: REVOLUÇÃO SOCIALISTA
NA RUSSIA







Componentes: Jefferson Thiago ,Leandro Ribeiro , Diego Fonseca , Julio castro , thayanne , Andressa Cardoso ,Flavia.








São Luis – MA
2013
SUMARIO


1- Introdução........................................................................................01
2- Antecedentes....................................................................................02
3- A decadência da monarquia czarista................................................03,04
4- O Partido Operário Social - Democrata Russo (POSDR).................05
5- A Revolta de 1905: o ensaio para a revolução.................................06
6- Revolução de1917...........................................................................07
7- Criação da União Soviética..........................................................08,09,10
8- Texto Autoral.....................................................................................11





















INTRODUÇÃO

A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917,que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém - industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dosfatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II , o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seulugar uma república de cunho liberal.

A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.










Antecedentes
Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista.1 A monarquia era sustentada principalmente pela nobreza rural, dona da maioria das terrascultiváveis. Das famílias dessa nobreza saíam os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa.
Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha a maior população da Europa, com cerca de 171 milhões de habitantes em 1904. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral. Enquanto isso, as ideologias liberais esocialistas penetravam no país, desenvolvendo uma consciência de revolta contra os nobres. Entre 1860 e 1914, o número anual de estudantes universitários cresceu de 5000 para 69000, e o número de jornais diários cresceu de 13 para 856.
A população do Império Russo era formada por povos de diversas etnias, línguas e tradições culturais. Cerca de 80% desta população era rural e 90% não sabiam ler eescrever, sendo duramente explorada pelos senhores feudais. Com a industrialização foi-se estabelecendo progressivamente uma classe operária, igualmente explorada, mas com maior capacidade reivindicativa e aspirações de ascensão social. A situação de extrema pobreza e exploração em que vivia a população tornou-se assim um campo fértil para o florescimento de ideias socialistas.











Adecadência da monarquia czarista
Para entender as causas da Revolução Russa, é fundamental conhecer o desenvolvimento básico das estruturas socioeconômicas na Rússia, durante o governo dos três últimos czares.
Alexandre II (1858 - 1881)

Alexandre II tinha consciência da necessidade de se promover reformas modernizadoras no país, para aliviar as tensões sociais internas e transformar a Rússia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “A revolução socialista na rússia”
  • A revolucao socialista
  • Revoluçao da russia
  • revoluçoes socialistas russia e cuba
  • As premissas objetivas para uma revolução socialista
  • REVOLUÇÃO SOCIALISTA EM CUBA
  • Revoluçoes socialistas china, russia e cuba
  • Revolução socialista de 1917

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!