revolução russa

Páginas: 8 (1761 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Socialismo e Comunismo
Desde o surgimento do comunismo, ideologia criada após a Revolução Russa, as palavras “socialismo” e “comunismo” passaram a ser usadas como sinônimos por todo o século XX. Na verdade, embora ambas as teorias caminhem para o mesmo objetivo, existem certas diferenças conceituais entre as duas palavras. Em síntese, podemos dizer que o socialismo é uma etapa de transição docapitalismo para o comunismo. Mas essas duas expressões também pode assumir outros significados. "Pode-se entender o socialismo, num sentido mais limitado, significando as correntes de pensamento que se opõem ao comunismo por defenderem a democracia. Em contraposição, o comunismo serviria de modelo para a construção de regimes autoritários"Socialismo é um conjunto de doutrinas que tem por fim asocialização dos meios de produção. Partindo do pressuposto de que os problemas sociais derivam das desigualdades entre os indivíduos, o sistema visa à extinção da propriedade privada. O governo investiria no cidadão desde seu nascimento, no entanto, ficaria como se fosse o “dono” daquele indivíduo, que seria obrigado a seguir regras rígidas e a trabalhar para todos na medida de suas possibilidades.Nesse sentido, ainda existe a necessidade de existência do Estado para coordenar a socialização dos meios de produção e defender os interesses dos trabalhadores contra a volta do sistema capitalista.
Comunismo é um sistema de governo onde não existem classes sociais, propriedade privada e, o mais importante, não existe a figura do Estado; essa é a diferença. Em outras palavras, o socialismo éuma etapa de transição anterior ao comunismo que visa o desaparecimento do capitalismo. No comunismo, não há a necessidade de existência de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operaria. Ao contrário do que muitos pensam, a etapa do comunismo nunca foi atingida por nenhum país, uma vez que não houve nenhuma sociedade onde se registrou a ausênciade um Estado.
Como foi o governo
Stalinista na URSS
Stalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. Assumindo o poder em 1924, no qual permaneceu até 1953, Stálin deu início a uma violenta perseguição a seus opositores. O novo governante instituiu uma ditadura no país, assumindo integralmente o controle sobre o Estado, promovendo“expurgos” (assassinato ou exílio) dos opositores do regime. No plano econômico, Stálin instituiu os planos qüinqüenais, cujo objetivo era a planificação global da economia mediante a criação de uma indústria pesada e a coletivização da agricultura. Ampliou-se, dessa forma, o parque industrial do país, bem como surgiram dois tipos de estabelecimento rural: os kolkhozes (cooperativas de camponeses) eos sovkhozes (fazendas estatais). Os planos qüinqüenais de Stálin tiveram grande êxito, elevando a produção agrícola e industrial soviética, fazendo do país uma das principais potências econômicas do mundo no entreguerras. Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lênin, Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética. Durante seu governo ele tomou medidas quecentralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, Stálin foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos. Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lênin, Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética. Durante seu governo ele tomoumedidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, Stálin foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos.  No dia 5 de março de 1953, Stalin faleceu em decorrência de uma hemorragia cerebral. Seu corpo passou a ser exposto no mesmo salão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Russa
  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução Russa
  • A Revolução Russa
  • Revolução Russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!