Revolução russa

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

A Revolução Russa de 1917 é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade. Assim como a Revolução Francesa de 1789 foi o modelo clássico de revolução burguesa que desmantelou a velha ordem feudal e aristocrática, criando as condições para odesenvolvimento do capitalismo moderno, e resultou também
no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.




















CONCLUSÃO

Conclui que a Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. Suaimportância decorre do fato de Ter provocado a ruptura da ordem socioeconômica capitalista, que se espalhava pelo mundo sob a hegemonia das grandes potências européias e dos Estados Unidos. 
Por uma série de circunstâncias, a Rússia foi o primeiro país onde se tentou levar à prática as idéias do socialismo científico, elaboradas principalmente por Marx e Engels. A União Soviética, a partir de 1917,tornou-se o país pioneiro de uma experiência de enormes proporções, a da criação de uma sociedade socialista, permanecendo isolada nessa situação até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando inúmeros países passaram a fazer parte do mundo do socialismo. 
Somente no fim da vida, Marx levantou a possibilidade de uma revolução socialista ocorrer na Rússia. As causas da Revolução Russa de 1917 foramas diversas derrotas na Primeira Guerra Mundial e em outras guerras, o governo absolutista e corrupto, crise econômica e administrativa do país, desigualdade social, fome, altos impostos, entre outros fatores.


















DESENVOLVIMENTO

CENÁRIO DE CRISE
Embora possa ser citada como uma das nações protagonistas nas relações internacionais desenvolvidas ao longo doséculo XIX e nos primeiros anos do século XX, a Rússia se apresentava alicerçada em estruturas socioeconômicas não correspondentes às transformações vivenciadas à época. Assim, em um contexto marcado pelos avanços proporcionados pela Revolução Industrial, a economia russa permanecia fundamentada na produção agrícola, com a existência de relações trabalhistas claramente servis.
Do mesmo modo, suasociedade ainda se organizava hierarquicamente, com evidentes discrepâncias jurídicas, mesmo após a propagação dos ideais libertários do Iluminismo em diversas partes do mundo. Em termos políticos, o governo czarista era representado pelo autoritarismo da dinastia Romanov, família que assumiu o trono russo em meados do século XVII.
Insatisfação social
A permanência de estruturas tão antiquadas eantidemocráticas gerava forte insatisfação nos mais diversos grupos da sociedade russa. Trabalhadores urbanos e camponeses mostravam-se cada vez mais inconformados com as péssimas condições às quais estavam submetidos, descontentamento esse aguçado por graves ondas de fome causadas pelas constantes crises agrícolas. No caso da burguesia, as críticas ao governo se faziam tanto em oposição ao quadrode permanente estagnação econômica, quanto a uma sociedade de privilégios que beneficiava o clero ortodoxo e os setores da nobreza.
Este cenário de insatisfação social ganhou ainda mais força nos primeiros anos do século XX, principalmente após a derrota russa na guerra contra o Japão (1904-1905) e a partir dos acontecimentos que constituíram o chamado Ensaio Geral. Neste momento, rebeliõespopulares tomaram as ruas em diversas regiões do país, tendo o czar Nicolau II como o seu principal alvo. Em 1905, grupos de revoltosos exigiam ser recebidos pelo governante, para o qual desejavam expor suas inúmeras reivindicações. No entanto, além da negativa do governo, muitos dos rebeldes foram mortos pelo exército czarista, em um evento que ficaria conhecido como Domingo Sangrento.
FORÇAS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução Russa
  • A Revolução Russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!