Revolução russa resumo histórico

Páginas: 15 (3736 palavras) Publicado: 25 de junho de 2011
A REVOLUÇÃO RUSSA – UM RESUMO HISTÓRICO

Durante séculos a Rússia permaneceu isolada das grandes transformações sociais, econômicas e culturais por que passava a Europa Ocidental. A Reforma ou o Renascimento pouco efeito tiveram em sua paisagem política e cultural. O mesmo acontecendo com o Iluminismo e as Revoluções burguesas. Segundo Kireievski "o alargamento material do império absorveudurante séculos toda a energia do povo russo: o crescimento material tornou impossível o crescimento espiritual ". O antigo principado de Moscóvia no século XIV, não ultrapassava em extensão a atual Finlândia. Trezentos anos depois, estendia seu domínio por mais de vinte e dois milhões de quilômetros quadrados, englobando as mais variadas culturas, religiões e grupamentos raciais - Seus grandesimpulsionadores foram os czares Ivan III, Ivan IV (o Terrível), Pedro - o Grande e Catarina II. Submetendo a ferro e a fogo os tártaros, os turcos, os cossacos, os tcherquizes, os mongóis, os poloneses, e as tribos nômades da Sibéria; sua extensão ia do Vístula na Polônia até o Oceano Pacífico, no extremo Oriente.
No início do século XX a Rússia era um país pobre e atrasado tecnologicamente. Eraconhecida como o "celeiro" da Europa, por apenas exportar cereais para todo o Velho Continente. 80% de sua população economicamente ativa vivia no campo, em muitas regiões sequer se conhecia o arado. Os camponeses viviam na miséria. Trabalhavam, com a temperatura em torno de -25oC, com roupas de trapo e bota de papelão, enquanto o czar vivia acalentado luxuosamente. O povo não agüentava mais e, emjaneiro de 1905, os mujiques (camponeses), operários e demais pessoas da comunidade organizaram uma passeata em São Petersburgo, liderados pelo padre Gapon, da Igreja Ortodoxa Russa. Nessa passeata levariam ao czar Nicolau II um documento clamando por alguns direitos sociais e contando a situação do povo russo. Nesse clima de paz crianças, mães com filhos no colo e homens humildes iam, calmamente,cantando músicas religiosas, em direção ao czar. Porém, este ordenou aos cossacos, tropa de soldados imperial, o imediato extermínio de todos. Os cossacos se postaram e, ao grito de permissão para atirar, coloriram de vermelho a branca neve que pisavam. A cavalaria completou o massacre cegando, com furos nos olhos, as crianças e mutilando o ventre das mulheres grávidas. Gigantescas valas foram abertaspara despejar os corpos, que eram removidos por dezenas de caminhões. Milhares morreram cruelmente, porém os ricos da Rússia não tiveram seu dinheiro e privilégios abalados. Esse foi considerado o "Ensaio Geral" para a Revolução Russa de 1917.
O colapso geral deu-se com a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. A situação de miséria da Rússia piorou ainda mais. Fome, epidemias e a práticade violências provocada pela miséria espalharam-se por todos o país. As passeatas contra Nicolau II multiplicavam-se e suas tropas – de cada 20 mortos na guerra, 8 eram russos - cansadas da guerra provocada pelos ricos e por seus interesses, desertava em número cada vez maior, e tomavam o lado do povo. A situação tornara-se insustentável terminando por fazer com que a eclosão do movimentorevolucionário fosse incontrolável.
Em 8 de março de 1917 (27 de fevereiro no antigo calendário russo) o czar foi derrubado.
”Na verdade, o governo do czar desmoronou quando uma manifestação de operárias (no habitual ”Dia da Mulher“ do movimento socialista – 8 de março) se combinou com um lock-out industrial na notoriamente militante metalúrgica Putilov e produziu uma greve geral e a invasão do centroda capital, do outro lado do rio gelado, basicamente para exigir pão. A fragilidade do regime se revelou quando as tropas do czar, mesmo os leais cossacos de sempre, hesitaram e depois se recusaram a atacar a multidão, e passaram a confraternizar com ela. Quando, após quatro dias de caos, elas se amotinaram, o czar abdicou, sendo substituído por um ‘governo provisório’” (Hobsbawm, pg 67)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre a revolução russa
  • historia resumo revolução russa
  • Resumo Revolução Russa
  • resumo
  • Resumo Revolução Russa
  • resumo revolução russa
  • revolução russa, resumo um pouco atrapalhado...
  • resumo primeira guerra e revolução russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!