Revolução russa 1917

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
Revolução Russa de 1917
A entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial precipitou o processo revolucionário, pois a guerra acentuou as insatisfações da sociedade. O País estava despreparado paraenfrentar o esforço de guerra e nenhum outro apresentava tantos contrastes sociais. Os soldados, mal-armados e subalimentados, foram dizimados em derrotas sucessivas. Em dois anos e meio, a Rússiaperdeu quatro milhões de homens. Em outubro de 1916 a situação era insustentável e a oposição aumentou tanto no seio da nobreza e da burguesia quanto no campesinato e no proletariado. Os únicos setoresbeneficiados eram os ligados à indústria de guerra.

No plano político, a oposição na Duma cresceu. O Czar Nicolau II assumiu o comando do Exército, abandonando o governo ao grupo burocrático que sefechava em torno da Czarina. Esta vivia sob a influência de Rasputin, místico e charlatão, com enorme poder na Corte. A oposição acentuou-se com as sucessivas deposições de Ministros. O Czarismo perdiatodas as bases de apoio.

A Revolução de Março foi o resultado de uma série de greves e movimentos de massa ocorridos em Petrogrado. Os soldados recusaram-se a atacar as multidões demanifestantes, mas houve choques violentos entre a polícia e o povo. Uma parte do exército reuniu-se aos manifestantes. Os edifícios públicos foram ocupados, os Ministros e Generais detidos. Desmoronava-se o poderczarista. Constituiu-se um Governo Provisório integrado por elementos liberais da Duma; porém, o poder de fato estava com os Sovietes, controlado inicialmente pelos Menchevistas e SocialistasRevolucionários.

A Revolução não se limitara a Petrogrado, mas espalhou-se por toda a Rússia. O Czar ainda tentou uma manobra abdicando em favor de seu irmão, o Grão-Duque Miguel, que não aceitou a coroaimperial. À frente do Governo Provisório da República estava o Príncipe Lvov, liberal; contudo, logo se destacou Kerenski, convertido em homem forte do governo.

O período de março a novembro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução russa de 1917
  • revolução russa de 1917
  • Revolução Russa 1917
  • Revolução Russa de 1917
  • Revolução Russa 1917
  • Revolução russa de 1917
  • Revolução Russa
  • A revolução russa 1917

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!