Revolução praieira

Páginas: 41 (10201 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I

VISÃO GERAL DA ÉPOCA IMPERIALISTA

1.1 O CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE AS IDEIAS LIBERAIS DO BRASIL IMPÉRIO
1.2 O SEGUNDO REINADO
1.3 REVOLTAS E REBELIÕES REGENCIAIS

CAPÍTULO II

A REVOLUÇÃO PRAIEIRA

2.1 AÇÃO DA GUARDA NACIONAL EM REPRESSÃO AOS REVOLTOSOS
2.2 O DEFECHO DA REVOLUÇÃO

CAPITULO III

3.1 O DECLÍNIO DO IMPÉRIO OLIGÁRQUICO.

CONCLUSÃOBIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

As últimas décadas do Brasil Império foram marcadas por várias questões e conflitos que favoreceram o declínio da Monarquia, entre esses fatores que abalaram a Monarquia, identificamos as Revoltas e Rebeliões Regenciais. Na visão de fazendeiros, D Pedro II ao trono, representava a manutenção de seus privilégios políticos e econômicos num ambiente de tranqüilidadesocial, estes latifúndios acreditavam que o Imperador com sua autoridade, liquidaria as rebeliões provinciais.
Durante o Segundo Reinado, a atenção do governo estava voltada para a ordenação política e social onde D. Pedro II, consolidava aliança entre os poderosos do país como, por exemplo, os membros da alta magistratura, do grande comércio e da grande propriedade. O crescimento dos interessesgarantia a monarquia à unidade territorial, a centralização administrativa com reduzida representatividade popular.
A Revolução Política do Segundo Reinado pode ser analisada em três fatores: a da consolidação do domínio oligárquico, desde o Golpe da Maioridade até a pacificação do país pelo Imperador D. Pedro II (1840-1850); a da Consolidação Oligárquica (1850-1870) período este do apogeu doImpério, quando a estabilidade política e desenvolvimento econômico se harmonizaram na produção cafeeira e modernização; finalmente, a fase da Crise (1870-1889), período de agonia da dominação imperial derrotada pela Proclamação da República.
A partir desse contexto, fica claro que a política econômica durante o Segundo Reinado, através de grupos diretamente interessados sofreu pressões, o PartidoConservador e o Partido Liberal constituíam os dois grupos políticos do Brasil Monárquico, seus interesses e projetos não eram substancialmente diferentes, ambos não representavam coesão interna, lutavam com todas as armas pelo poder, aceitando e defendendo a estrutura oligárquica imperial e escravista da sociedade brasileira, esses grupos divergiam apenas na forma de como mantê-la, isso talvez expliquea alternância entre eles no controle do governo.
Em 1840, os Liberais dissolveram a Câmara e convocaram eleições para a escolha de deputados, substituíram juízes, chefes de polícia, funcionários e presidentes de províncias de tendência conservadora para que ao final do processo eleitoral, a maioria da Assembléia fosse formada apenas por liberais, lançaram mão até mesmo de violência paraconvencer eleitores a votar nos candidatos do Partido Liberal, num pleito que ficou conhecido como Eleições do Cacete.
Os membros do Partido Conservador reagiram, exigindo que o Imperador anulasse o resultado das eleições, influenciado pelos conservadores D. Pedro II dissolveu a Câmara e convocou novas eleições. Em 1842 nas províncias de São Paulo e Minas Gerais, Tobias de Aguiar e Diogo Antônio,políticos do Partido Liberal revoltaram-se contra a anulação das eleições. Por meio de tropas comandadas por Luiz Alves de Lima e Silva, o governo imperial conseguiu sufocar essa revolta liberal prendendo os lideres do movimento, em 1844 esses líderes foram anistiados. Durante o Segundo Reinado (1840-1889), houve 36 gabinetes ministeriais no governo. Era comum, liberais e conservadores se alternarem nopoder, todavia, houve um período em que decidiram governar juntos, através de acordos políticos, a chamada era da conciliação (1853-1868), descartavam as diferenças ideológicas fundamentais entre os dois partidos.
A manutenção do esquema conciliador entre os dois partidos foi impedida pela emergência na vida política de novos setores sociais ligados ao café bem como os efeitos da Guerra do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Praieira
  • Revolução Praieira
  • Revolução Praieira
  • Revolução Praieira
  • Revolução praieira
  • Revolução praieira e guerra do paraguai
  • Teatro
  • A Revolução Praieira e Sua Importância na Conjuntura Política do Século XIX.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!