Revolução pernambucana

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Revolução Pernambucana.

Também chamada de Revolução dos Padres, a Revolução Pernambucana que surgiu em 1817. Tudo começou quando a família Real estava fugindo das invasões napoleônicas emPortugal, migrando assim para o Brasil e se alojando aqui em 1808. Quando chegou aqui, estabeleceram uma série de medidas econômicas e sociais focadas na região centro-sul do Brasil. Ofereceram melhorescargos e melhores condições de vida aos que vieram consigo na viagem, causando assim insatisfação nos brasileiros que já moravam aqui.
O povo pernambucano foi o povo que reagiu com mais intensidade ásnegligências lusitanas, pois estava atravessando uma grave crise econômica em razão do declínio das exportações do açúcar e do algodão, desde a expulsão dos holandeses. Outra crise foi a grande seca em1816 que devastou a agricultura espalhando fome e miséria pela região. Com esses fatos e a elevação dos tributos e impostos cobrados pelo governo de Dom João, a insatisfação só fez aumentar.
O quemotivou a organização do movimento da revolução foi a independência dos Estados Unidos e os princípios de "liberdade, igualdade e fraternidade” que marcaram a Revolução Francesa.
Os lideres maçonsDomingos José Martins e Antônio Cruz e os padres João Ribeiro e Miguelinho, foram os principais líderes desse movimento de revolta. Eles organizaram um governo provisório que durou 75 dias e que continhadebates acirrados para discutir as novas ideias que tanto estavam causando insatisfação a população brasileira.
Quando o movimento estava na sua fase preparatória o governador Caetano Pinto deMiranda Montenegro ficou sabendo da conspiração e ordenou a prisão imediata dos envolvidos. Porém, os pernambucanos rebeldes conseguiram resistir ao cerco das tropas militares oficiais. Esse fato éconsiderado como o estopim da rebelião, que rapidamente ganhou força. Diante disso, o governador fugiu do palácio, mas foi preso pelos rebeldes. Em seguida, os rebeldes invadiram o palácio e dominaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução pernambucana
  • revolucao pernambucana
  • REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA
  • Revolução Pernambucana
  • REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA
  • Revolução pernambucana
  • Revolução Pernambucana
  • Consequências Revolução Pernambucana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!