Revolução no trabalho

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2011
Revolução no trabalho
A era do emprego se encerra. Começa a era da prestação de serviços e dos trabalhadores pluriativos
Fonte: Revista Terra - http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/431/artigo98247-1.htm
POR LUIS PELLEGRINI

Como nossos filhos trabalharão amanhã? Mais do que nunca, esta pergunta ocupa os corações e mentes de todos os pais e mães empenhados na preparação de seusfilhos prestes a se lançar na vida profissional. A preocupação é justa: as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho no mundo não configuram um panorama de simples transformações, mas sim de uma verdadeira revolução.

"Já hoje, há muito mais gente correndo atrás de um bom padeiro do que de um bom politécnico"

O francês Thierry Gaudin, fundador e presidente do Foresight 2100, uma dasmais importantes organizações mundiais de prospecção de tendências econômicas e socioculturais, afirma que o modelo de organização do trabalho desenvolvido ao longo do século 20 passará por um processo radical de transformação. Tudo será diferente para as próximas gerações. "Para começar", diz Gaudin, "já agora, em todos os países desenvolvidos, observamos um grande número de pessoas evoluírem para:um retorno ao campo; o trabalho a distância, como a tecnologia permite cada vez mais; organizar a vida a partir de uma renda modesta; desempenhar algum trabalho mas, ao mesmo tempo, cultivar um pomar no fundo do quintal; reformar a casa com suas próprias mãos; viver a partir de pequenos serviços informais; ganhar a vida desempenhando funções e tarefas temporárias".

Essa descrição de um mundodo trabalho completamente diverso do até agora vigente, no qual ainda pontificam advogados, médicos, engenheiros, técnicos em informática, empresários, especialistas em aplicações financeiras e coisas do gênero, é mesmo surpreendente. Nas últimas décadas, toda a cultura ocidental, através da mídia e da educação, tentou nos persuadir de que o objetivo maior da existência era a ocupação de um postode trabalho no seio de uma multinacional. E agora chega alguém para nos dizer que o futuro não mais pertence aos especialistas das modernas tecnologias, mas sim aos que, além de saber mexer num computador e surfar na internet, são pluriativos e souberam conquistar um bom know-how de ofícios considerados rudimentares, como cultivar a terra, trabalhar a madeira, a pedra, refazer um telhado, instalarpainéis solares!

As visões de Gaudin vão ainda mais longe. Na questão dos salários, por exemplo. A prestação de serviços contra uma remuneração, bem como o dinheiro, não estão destinados a desaparecer amanhã. Mas a idéia de um assalariado colocado sob a autoridade de um patrão durante oito horas por dia está destinada a sumir. O modelo ainda vigente de uma semana de trabalho de 44 horas e de umemprego formal está superado. Mas sem essa estrutura organizativa, como financiar os sistemas de assistência social, as aposentadorias, os saláriosdesemprego, as greves? Gaudin sugere, como um primeiro passo para a solução, a simplificação dos processos administrativos e o estímulo às microorganizações de menos de dez pessoas. "É necessário parar de acreditar nas informações oficiais que afirmam,por exemplo, que o crescimento cria empregos. Isso é falso. A transformação atual do sistema técnico nos faz passar da civilização industrial para a civilização cognitiva", diz ele.

AS PROSPECÇÕES DO Foresight 2100 apontam a década entre 2010 e 2020 como o período crucial dessas transformações. Os estudos revelam que estamos encerrando um ciclo: metade da espécie humana vive agora num meiourbano, e a maior parte do consumo energético acontece nas cidades (entre 70 e 80%). Mas já é possível imaginar uma adaptação urbana, ou de zonas rurais urbanizadas, mais autônoma e pluriativa. Muitos cidadãos já são pluriativos. Nesse sentido, Gaudin lembra um ponto crucial: os novos sistemas de comunicação que permitem, por exemplo, o trabalho a distância ainda não produziram os seus efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução no trabalho
  • A revolução dos trabalhos.
  • Revolução do trabalho
  • Revolução industrial segurança do trabalho
  • Trabalho de historia revolução industrial
  • Trabalho de Pesquisa
  • Trabalho Revolução Russa
  • Trabalho sobre a revolução americana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!