Revolução liberal americana

Páginas: 12 (2854 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Revolução Liberal Americana
História A

Introdução
Em 1760, o monarca britânico Jorge III, acabado de subir ao trono, orgulhava-se, certamente, de contar na América do Norte com a colónia de povoamento mais importante do Mundo.
No entanto, estes colonos vieram a manifestar o seu descontentamento com a governação britânica. Num período em que os princípios iluministas se começaram aespalhar com ideias de liberdade, igualdade, justiça entre outros, a população começava então a conspirar uma revolução que defendia sobretudo a soberania popular, a separação de poderes, a livre iniciativa económica, a tolerância religiosa e a descolonização
Tudo isto levou a uma das maiores revoluções da História, a Revolução Liberal Americana!

Índice
A. A Revolução Liberal Americana
As 13colónias britânicas da América do Norte ……………………………………pág.3
Stamp Act Congress (ou Lei do Selo) em 1765……………………………………pág.4
O Massacre de Boston……………………………………………………………...pág.4
Boston Tea Party……………………………………………………………………pág.4
Primeiro Congresso de Filadélfia………………………………………………….pág.5
A Escalada do Conflito…………………………………………………………… pág.6
A Revolução Americana…………………………………………………………...pág.6
O “SensoComum”……………………………………………………………….. pág.7
Segundo Congresso de Filadélfia…………………………………………………. pág.7
Declaração de Independência dos EUA de 177 6 ………………………………… pág.7
A Batalha de Saratoga de 1777………………………….……………...……….....pág.8
O apoio da França em 1778.......................................................................................pág.8
A derrota do exército inglês em Yorktown em1781.................................................pág.9
O tratado de Versalhes em 1783................................................................................pág.9
Constituição dos Estados Unidos da América de 1787…………………………… pág.9

As 13 colónias britânicas da América do Norte
Em 1760, o monarca britânico Jorge III, acabado de subir ao trono, orgulhava-se, certamente, de contar na América doNorte com a colónia de povoamento mais importante do Mundo.
No século XVIII, a Inglaterra possuía 13 colónias na costa oriental da América do Norte. Estas colónias haviam sido fundadas no século XVII, por imigrantes fugidos às perseguições religiosas e políticas da Grã-Bretanha. À maioria dos ingleses e escoceses juntaram-se irlandeses, holandeses e até alemães.
Estas colónias estavam unidas poruma mesma língua, o inglês, pela religião protestante, pela luta contra os índios e Franceses (um inimigo comum), pela submissão à coroa britânica (rei Jorge III) e ao Parlamento inglês.
Nas colónias do Norte (N. Hampshire, Massachussetts e Connecticut) e do Centro (Nova Iorque, N. Jérsia, Pensilvânia e Delaware), as actividades agrícolas equilibravam-se com a prática da criação de gado, da pesca,do comércio, da indústria.
A sociedade mais aberta opunha-se às das colónias do Sul (Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia), onde uma aristocracia de plantadores subjugava uma massa de escravos negros. Estas diferenças entre as colónias do Norte e Centro e as colónias do Sul, tornaram-se factores de diversidade que levaram a desentendimentos de ordem financeira.
Aseguir à Guerra dos Sete Anos (1756-1763), que tinha oposto os Ingleses aos Franceses, a administração britânica foi obrigada a lançar impostos suplementares para financiar o custo elevado do conflito.
A região que os colonos reivindicavam, a oeste, para se expandirem territorial e economicamente, foi considerada propriedade dos índios pelo governo britânico.Os colonos americanos tinham falta deliberdade comercial: só podiam exportar os seus produtos para Inglaterra ou para outras colónias inglesas e só podiam importar mercadorias europeias por intermédio de Londres (teoria do exclusivo comercial).

O Stamp Act, a gota de água
Nas vésperas da guerra da independência dos EUA, a divida pública da Grã-Bretanha ascendia a cerca de 150 milhões de libras. No entanto, a nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução liberal
  • Revolução Liberal
  • Revolucao liberal
  • Revolução Americana
  • Revolução americana
  • Revolução Américana
  • A REVOLUÇÃO AMERICANA
  • Revolução Liberal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!