Revolução industrial

Páginas: 19 (4748 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A Revolução Industrial; os próceres da renovação do pensamento arquitetônico no século XIX e início do século XX: Bogardus, Paxton, Labrouste, Viollet- Le- Duc, Ruskin, Morris e Choisy; Julien Guadet e a École des Beaux- Arts.

O Pensamento Arquitetônico no Século XIX e Início do Século XX
O Neoclassicismo, o Romantismo e o Ecletismo em geral, bem como a ciência dos materiais e os progressosna engenharia e arquitetura que acompanharam a Revolução Industrial, foram os aspectos fundamentais que marcaram o séc. XIX.
Poucos arquitetos europeus haviam adotado o uso dos novos materiais disponíveis, deixando a inovação a cargo de Joseph Paxton, o paisagista responsável pela criação do Palácio de Cristal. A construção em massa de rápida produção e com estrutura independente pré-montadatrouxe mudanças no modo de construir edificações e também de visualizá-las; o mesmo pode ser dito da torre e das pontes de Gustav Eiffel.
Posteriormente alguns arquitetos começaram a explorar gradativamente novas tecnologias. Henri Labrouste, por exemplo, utilizou na Biblioteca Nacional da França, colunas de ferro delgadas no interior de uma estrutura de alvenaria tradicional, e na Biblioteca deSainte Genevieve, fez o uso da combinação de ferro e vidro na área reservada para abrigar o acervo. Simultaneamente, os projetistas europeus começavam iniciavam a exploração para descobrir o potencial do concreto armado com aço em estruturas independentes.
As inovações tecnológicas não encontraram naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, os arquitetos do período então, buscaram umalinguagem estética a ser trabalhada, seria a cópia da arquitetura do passado e o estudo de suas propriedades, o que caracteriza a arquitetura Revivalista. Um Historicista adepto do Gótico, seria Viollet- Le- Duc, que definiu um conceito de reforma e restauração inusitado, onde defendia que não devíamos nos limitar apenas em preservar, concertar ou reconstituir uma obra, mas sim, devolve-la a umestado de perfeição que talvez nunca tenha existido anteriormente, não se importando muito com as modificações que seriam necessárias para isso acontecer. Ideia totalmente contraria de John Ruskin, que acreditava somente na restauração pura, de preservação e não alteração.
Enquanto a Era Industrial crescia, surgiram aqueles que eram contra a fabricação manufaturada dos produtos, na Inglaterra,John Ruskin, um crítico purista, iniciava o Movimento das Artes e Ofícios. Ruskin acreditava que tudo que provinha da Revolução Industrial era um erro lamentável que corrompia a sociedade, defendia vigorosamente a mão de obra artesanal. Seu conterrâneo e sucessor William Morris, ofereceu uma alternativa ao sistema industrial com sua firma e seus ateliês que pregava os valores e ensinamentos puristasque Ruskin compartilhava. Outros adeptos desse purismo seguiram com a ideologia desses dois ícones e percursores do Movimento das Artes e Ofícios.
No final do século XIX, arquitetos começam a explorar as capacidades plásticas do ferro em um movimento que ficou conhecido como Art Nouveau, caracterizado pelo uso de linhas orgânicas e curvilíneas.
Os Estados Unidos em busca de um estilo próprioacabou por se deparar com os arranha-céus, um estilo de arquitetura que expressa e traduz bem a criatividade, energia e potencial do país. Louis Sullivan foi o grande arquiteto que teve o encargo de dar essa singularidade para o país. Frank Lloyd Wright, um dos principais arquitetos do século XX, foi extremamente influenciado por Sullivan, e assim, buscava uma tipologia domestica norte-americanaúnica e ideal.
Em seguida, surgem grandes mudanças, como o crescimento demográfico e econômico na sociedade urbana, juntamente com movimentos e escolas de diferentes estilos arquitetônicos, que vieram a caracterizar a arquitetura do século XX, surgindo assim o carácter moderno, que se distingue por ser algo absolutamente novo, onde afirma o ceticismo conectado com as referências do passado e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!