Revolução Industrial

Páginas: 10 (2290 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Revolução Industrial
A Revolução Industrial começou a destruir as próprias tradições do sólido artesanato, o trabalho manual cedia lugar à produção mecânica, a oficina cedia passo à fabrica. Os resultados mais imediatos dessa mudança eram visíveis na arquitetura. A quantidade de construção realizada no século XIX foi provavelmente maior do que a soma de todos os períodos anteriores. Contudo,esse período de ilimitada atividade de construção não possuía um estilo próprio. O homem de negócios ou a comissão de urbanização que planejava uma nova fábrica, estação ferroviária, escola ou museu queriam Arte pelo dinheiro investido. Alguns dos arquitetos do século XIX conseguiram encontrar um meio-termo entre essas duas difíceis alternativas e criar obras que não são contrafações do passado nemmeras invenções grotescas. Seus edifícios tornaram-se pontos de referencia característicos das cidades onde foram erguidos.
O incremento demográfico e o industrial influenciam-se mutualmente de modo complicado. Alguns melhoramentos higiênicos dependem da indústria; por exemplo, a melhoria na alimentação é devida aos progressos no cultivo e no transporte, e a limpeza pessoal é favorecida pelamaior quantidade de sabão e roupas intimas de algodão a preço razoável; as moradias tornam-se mais higiênicas graças à substituição da madeira e da palha por matérias ais duráveis, e ainda mais pela separação entre a casa e a oficina; as redes de esgotos e de águas mais eficientes tornam-se possíveis pelo progresso da técnica hidráulica etc.
A maquina, neste período, começa a invadir a indústria e,em certa medida, também os canteiros de obras.
Em primeiro lugar, a Revolução Industrial modifica a técnica das construções. Os matérias tradicionais, pedra, tijolos e telhas, madeira, são distribuídos de maneira mais liberal; a eles juntam-se novos materiais, tais como o ferro, o vidro e mais tarde o concreto, com o progresso da ciência foi possível que os matérias fossem empregados de maneiramais conveniente e que sua resistência seja medida; melhora-se o aparelhamento dos canteiros de obras e difunde-se o uso das maquinas de construir.
Em segundo lugar, são construídas estradas mais amplas, canais mais largos e profundos, e cresce rapidamente o desenvolvimento das vias de transporte por água e por terra; o aumento da população e as migrações de lugar para lugar requerem a construçãode novas casas; o crescimento das cidades requer implementos cada vez mais extensos e capazes. A economia industrial não seria concebível sem um novo aparelhamento de edifícios e de instalações novas – fábricas, lojas, depósitos, portos – que devem ser construídos em um curto tempo.
Passa a ocorrer a distinção entre terro e edifício, o terreno adquire um valor econômico independente, variável deacordo com as circunstâncias.
Além disso, produziu uma separação entre engajamento teórico e pratico, contribuindo para a desagregação da cultura tradicional, mas também para a mobilização do repertório de métodos e de formas herdados da Antiguidade.
As novas construções de estradas efetuadas entre fins do século XVIII e principio do século XIX requerem um grande número de novas pontes. Este temaestimula, mais do que qualquer outro, o progresso dos métodos tradicionais de construção em madeira e em pedra de corte, e solicita o emprego de novos materiais: o ferro e a gusa. Na França, a construção em pedra de corte é levada ao mais alto grau de perfeição, e os construtores franceses servem de exemplo a toda a Europa.
O ferro e o vidro são empregados na construção desde tempos imemoriais,mas é somente neste período que os progressos da indústria permitem que suas aplicações sejam ampliadas, introduzindo na técnica das construções conceitos totalmente novas.
A ideia da primeira ponte de ferro, provavelmente deve-se a Wilkinson, que é construída de 1777 a 1779 sobre o Severn. O projeto é preparado pelo arquiteto T. F. Pritchard, o arco pleno centro do vão de cem pés é formado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!