REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
Usa-se a expressão Revolução Industrial para nos referirmos a todas as mudanças no trabalho industrial. Ela teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Media a atividade produtiva era artesanal e manual no máximo com o emprego de algumas máquinas simples, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros,menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias e uma maneira de se fazer isso foi à invenção de máquinas que produziam muito mais que o trabalho manual. As primeiras foram as máquinas de fiação e tecelagem. Homens, mulheres e até mesmo crianças trabalhavam nas novas fábricas.


Etapas da industrialização
Podem-se distinguir quatro períodos noprocesso de industrialização em escala mundial:
1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina do mundo".
Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.
1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção sedesenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.
1900 a 1980– Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios decomunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.
1980 até hoje – A revolução tecnológica ganha grande impulso com a disseminação da informática; surgem os computadores pessoais. A internet torna-se o novo veículo unificador ao dinamizar a transmissão de informações em todo mundo.


A Revolução Industrial é marcada por 2 fases/etapas
I Etapa: Inglaterra
II Etapa:difusão
PIONEIRISMO INGLÊS
A Inglaterra foi o “berço” da revolução industrialFoi ela quem saiu na frente por meados do século XVIII, e para isso possuía algumas condições, tais como:
• Acumulo de capitais = foi a Inglaterra quem mais se beneficiou com o acúmulo de capitais do mercantilismo, a partir da exploração colonial da América do Norte e por isso tinham capital suficiente para financiarfábricas
• Mão-de-obra disponível está mão-de-obra que a Inglaterra tinha disponível foi resultado dos cercamentos, que provocou um êxodo rural, pois para se criar ovelhas, por exemplo, não era necessária muita mão-de-obra, assim como na agricultura.
• Estado liberal era um estado liberal, por ser a única nação onde era a burguesia quem ocupava o poder político.
• Jazidas de carvão, essasjazidas eram muito importantes, já que a principal fonte de energia para movimentar as máquinas à vapor e as locomotivas à vapor era o carvão
• POSSUÍAM GRANDES RESERVAS DEMINÉRIO DE FERRO, A PRINCIPALMATÉRIA-PRIMA UTILIZADA NESTEPERÍODO.
Avanços da Tecnologia
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantesteares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (Maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo maiscurto e com custos mais baixos.
Características da Primeira Revolução:
• Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial.
• Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria.
• Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.
A Segunda Revolução Industrial aconteceu na segunda metade do século XIX com a participação de outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!