Revolução industrial

Páginas: 8 (1953 palavras) Publicado: 27 de março de 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL....................................................................................5

2 ARTESANATO, MANUFATURA E MAQUINO FATURA.........................................6
2.1 PRINCIPAIS AVANÇOS DA MAQUINOFATURA................................................6

3 ETAPAS DA INDUSTRIALIZAÇÃO.........................................................................7

4 EFEITOS NA SOCIEDADE.....................................................................................8

5 MECANIZAÇÃO DO PRODUTO.............................................................................8

6 CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃOINDUSTRIAL..............................................9

CONCLUSÃO.............................................................................................................10
BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................11
INTRODUÇAO

A Revolução Industrial foi a mais radical transformação já registrada na vida humana. Iniciado naInglaterra na metade do século XVIII, este processo de mudança do processo produtivo teve desdobramentos não só econômicos, mas culturais, políticos e principalmente sociais.
O mundo deixa a era agrícola e entra na era industrial que traz consigo a modernidade. A produção de bens deixa de ser artesanal e passa a ser mecanizada, ou seja, com a utilização de máquinas movidas pelo vapor eposteriormente pela energia do carvão e elétrica. 
Com a Revolução Industrial o volume de produção aumenta extraordinariamente. As populações têm acesso aos bens, pois os preços ficam acessíveis. A Revolução Industrial foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e por uma série de invenções.
Uma das conseqüências da Revolução Industrial é orápido crescimento econômico, antes dela o progresso econômico era sempre lento, e depois a renda per capita e a população começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história da humanidade.
Antes da Revolução Industrial, a atividade de produzir era feita pelos artesãos, os quais muitas vezes, eram proprietários da matéria-prima e comercializavam o produto final do seu trabalho manual.Utilizam apenas algumas ferramentas, um único artesão realizava o trabalho ou um grupo se organizava para dividir as etapas do processo da produção, sem utilizar máquinas, por isso se chama manufatura. Esses trabalhos eram realizados em oficinas construídas nas casas dos próprios artesãos.
Depois da Revolução Industrial, os trabalhadores não eram mais os “donos” do processo. Eles passaram atrabalhar para um patrão como operários ou empregados. A matéria-prima e o produto final não lhes pertenciam mais. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam ao empresário, dono dos mecanismos de produção e para o qual se destinava o lucro. Pelo trabalho ser realizado com máquinas ficou conhecido por maquino fatura.

Revolução Industrial

 A Revolução industrial foi umconjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Apesar de aprodução ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!