revolução industrial

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 6 de março de 2014
A revolução industrial
As principais teorias administrativas que floresceram no início do século XX, partiram da herança deixada pela revolução industrial, iniciada na Europa no século XVIII. A revolução industrial pode ser definida como um período de intensas mudanças, principalmente sociais e econômicas, associadas ao uso de máquinas no processo produtivo. A Inglaterra foi o país precursordestas mudanças, devido principalmente à acumulação de capital pela burguesia comerciante e à abertura de novos mercados proporcionada pela expansão marítima, trazendo maior demanda de produtos e mercadorias. Visando suprir essa demanda com melhores lucros e menores custos, a burguesia buscou alternativas para aumentar, melhorar e acelerar a produção: gradualmente, o modelo artesanal de produçãoartesanato deu lugar à produção em oficinas, e estas à produção mecanizada nas fábricas (REMPEL, 1999).
As invenções tecnológicas que se iniciaram no século XVIII e XIX mudaram a sociedade e a economia radicalmente – por isso o termo “revolução” industrial – uma verdadeira revolução pacífica movida pelos avanços da produção industrial. As máquinas a vapor, os teares, as locomotivas e trens a vapor,possibilitaram um aumento acelerado na produção, transporte de pessoas e mercadorias em tempo e custos reduzidos, estimulando o consumo e alimentando o ciclo produtivo. A sociedade mudou radicalmente, as pessoas abandonaram rapidamente as áreas rurais para se estabelecerem em áreas urbanas. A prosperidade de alguns, uma minoria, que dispunha de capital para investir na produção não significou,naturalmente, prosperidade para todos. As fábricas do início da Revolução Industrial apresentavam condições precárias para o trabalhador, com ambientes mal-iluminados, abafados, e sujos (COULON e PEDRO, 1995).
Por outro lado, estas fábricas trouxeram a necessidade de ordem, de disciplina, de um novo conjunto de conhecimentos que pudessem auxiliar os novos “administradores” a lidar com essa massa detrabalhadores desqualificados e indisciplinados. Desta necessidade surgiram os modelos clássicos de administração e princípios organizacionais. As hierarquias rígidas, a divisão do trabalho “mental” e “braçal”, a adoção de medidas disciplinares, o alto grau de controle dos “subordinados”, as cadeias de comando – são todos elementos da forma como as empresas primeiro se estabeleceram: com umaimensa disponibilidade de mão-de-obra barata e pouco especializada e a necessidade dos empresários de controlar e gerenciar a produção com esta mão-de-obra.
A gerência científica e a burocracia
Com o avanço no desenvolvimento industrial americano do começo do século XX, proliferaram as filosofias de gerenciamento com enfoque na produtividade do trabalhador e na padronização das tarefas,influenciadas pelas idéias do engenheiro americano Frederick Taylor (1856-1915) - conhecidas como Gerência Científica – adotadas e expandidas pelo empresário Henry Ford (1863-1947). A proposta de Taylor para a organização do trabalho buscava basicamente diminuir qualquer perda de tempo na produção, baseando cada fase do processo de trabalho em passos cuidadosamente cronometrados, com o intuito de eliminarprocessos longos e inúteis. Taylor acreditava que os trabalhadores possuíam disposição natural para a indolência, e julgava, portanto, ser de vital importância a presença de uma gerência capaz de exercer o controle total não somente sobre os processos de trabalho, mas principalmente sobre os trabalhadores, eliminando interações que pudessem atrapalhar na produção (GARRATY & MCCAUGHEY, 1991).
HenryFord aperfeiçoou o taylorismo através de dois princípios adicionais: a integração das etapas do processo de trabalho (através do deslocamento, por meio de esteiras, das partes dos trabalhos individuais) e a fixação dos trabalhadores em seus designados postos de trabalho. O modelo administrativo de Taylor, consolidado e expandido, permeou o século passado e é ainda de grande influência, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!