revolução industrial

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2014
ESCOLA ESTADUAL JOÃO ALVES DE MELO




TRABALHO DE GEOGRAFIA
ASSUNTO: AVANÇOS TECNOLÓGICOS/ ECONOMIA






ALUNA: THAISE AVANY GOMES XAVIER
PROFESSOR: DIOGENYS LIRA
SÉRIE: 1ª “A” TURNO: VESPERTINO







BOM JESUS-RN
2013
Introdução
A metade do século XVIII, o comercio era o principal setor da economia européia, a maior parte da população vivia nos campospraticando a agricultura, e as pessoas que moravam nas cidades trabalhavam como artesões e em oficinas manufatureiras. Mais a partir de 1750, iniciou-se, na Inglaterra, um processo conhecido como Revolução Industrial. Toda vida socioeconômica da Europa se modificou. Apareciam as máquinas industriais, que fabricavam em pouco tempo milhares de produtos padronizados.
A economia do mundo tipicamenteavaliada em termos monetários, mesmo nos casos onde não existe um mercado eficiente para ajudar na avaliação de certos bens e serviços, ou nos casos em que a falta de pesquisa independente ou cooperação governamental torna difícil a obtenção de indicadores, o salário tornou-se a principal forma de pagamento para renumerar aqueles que trabalhavam nas indústrias recém criadas. A revoluçaoindustrial acabou consolidando o capitalismo como principal modo de produção comtemporânea.

















Como surgiu a Revolução Industrial?
A partir de 1750, iniciou-se na Europa um grande processo de transformação socioeconômica conhecido como Revolução Industrial. Esse conjunto de transformações influenciou profundamente a vida de milhões de pessoa em quasetodas as regiões do planeta.
As pequenas oficinas dos artesões foram sendo substituídas pelas fábricas. As simples ferramentas foram trocadas pelas novas máquinas que surgiram. As tradicionais fontes de energia (água, vento e força militar) foram superadas pelas máquinas a vapor e pela eletricidade. A velha Europa agrária foi se tornando uma região com cidades populosas eindustrializadas.
Com a Revolução Industrial, o capitalismo se consolidou definitivamente como modo de produção. A indústria passou a substituir o velho comércio na condição de principal setor de acumulação de riquezas.
As relações de trabalho também se modificaram. Milhares de camponeses abandonaram suas antigas ocupações, mudando-se para as cidades em busca deemprego nas fábricas. Surgiu, então, uma das principais oposições de classe do capitalismo industrial: de um lado, os empresários industrias (donos dos meios de produção das fábricas) e, do outro, os operários urbanos (trabalhadores assalariados das industrias).
Etapas do crescimento da produção
Durante a Idade Moderna, a produção econômica européia passou por três etapasprincipais: a artesanal, a manufatureira e a mecanizada.
Produção artesanal
No artesanato, o produtor (artesão) tinha pleno controle sobre as diversas fases de produção. Ele fazia todo o serviço. Por isso não era necessária a divisão do trabalho entre diversas pessoas.
Assim, um artesão que, por exemplo, fizesse alfinetes precisaria conhecer e executar asdiversas tarefas dessa atividade. Isto é, tinha de pegar um arame, endireitá-lo, cortá-lo, afiar uma ponta, colocar a cabeça na outra extremidade e dar polimento final.
O artesão não apenas denominava o conjunto do processo produtivo. Ele também era geralmente o dono dos instrumentos de produção, incluindo a oficina, as matérias- primas e as ferramentas que utilizava.
Produçãomanufatureira
A manufaturas eram grandes oficinas onde predominava o trabalho manual dos operários equipados com ferramentas. As manufaturas ainda não tinham máquinas industriais, mas contavam com numerosos operários , que trabalhavam sob um comando de um gerente de produção.
Nas manufaturas surgiu a divisão do trabalho, que deu origem às linhas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!