Revolução industrial

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
Revolução industrial até os dias de hoje


A revolução industrial foi um conjunto de mudanças com grande impacto no processo produtivo, no âmbito econômico e social. A indústria acelerou oprocesso de urbanização das cidades européias e boa parte das cidades se transformou em grandes aglomerados urbanos da atualidade.
Iniciou-se no Reino Unido na metade do século XVIII transformando otrabalho manual e artesanal em um processo produtivo com máquinas simples. Ideais liberais na França, transformações técnicas e econômicas deram a “sensação” de ruptura com o passado. Ostrabalhadores perderam o controle do processo produtivo manual e começaram a trabalhar para um patrão, deixando de ser o dono da matéria prima, do produto final e não obteve mais nenhuma participação no lucro. Aidéia do novo, do progresso, se disseminava pela Europa, que buscava pôr em prática novas invenções que se adequassem ao ritmo do cotidiano. O tempo tornou-se ainda mais valioso para aqueles quealmejavam ganhar dinheiro, de modo que cada minuto deveria ser minuciosamente aproveitado. Nas fábricas, os trabalhadores foram obrigados a seguir o ritmo da máquina a vapor. O trabalho realizado com asmáquinas ficou conhecido por maquinofatura.
Esta transformação deu inicio ao Capitalismo, criação de trabalho, a produção industrial ampliou a urbanização; a burguesia, detentora dos meios deprodução e controladora do capital, e o proletariado, que vende sua força de trabalho. No final do século XVIII já havia 25 cidades com mais de 100 mil habitantes na Europa, entre elas Londres (Inglaterra),Paris (França), Nápoles (Itália) e Madri (Espanha).
Muitas se transformaram em verdadeiros aglomerados urbanos da atualidade, como Tóquio, no Japão (26,5 milhões de habitantes), e Nova York, nosEstados Unidos (16,3 milhões). Por causa do excesso de população, essas e outras cidades passam por graves problemas urbanos, como poluição, falta de infraestrutura, engarrafamentos, excesso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!