Revolução industrial

Páginas: 10 (2380 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
Índice


1. Introdução..................................................................1
1.2 Entrando no contexto histórico..................................2
1.3 O Pioneirismo Inglês..................................................3
1.4 O trabalho na era industrial.......................................5
1.5 A moral burguesa......................................................6
1.6 Areação do trabalhador............................................7
1.7 A carta do povo..........................................................8
1.8 A contemporaneidade da Revolução Industrial.........9
1.9 Algumas curiosidades................................................10


Conclusão........................................................................11Bibliografia......................................................................12
Anexos.............................................................................13





























Introdução

O século XVIII foi marcado por profundas mudanças econômicas e sociais em alguns países da Europa. Idéias liberais na França e transformações técnicas e econômicas na Grã-Bretanhaapontaram para mudanças significativas. A economia inglesa passou a funcionar em um ritmo vertiginoso, que anunciava o surgimento da sociedade de massa e do mercado mundial.
Nas fábricas, os trabalhadores foram obrigados a seguir a cadência das máquinas. A luz do dia já não marcava mais os limites da jornada de trabalho.

O objetivo deste trabalho é falar sobre a Revolução Industrial como um todo,mostrar o pioneirismo inglês na industrialização, o trabalho na era industrial e etc.

































1
Entrando no contexto histórico


Antes da Revolução Industrial, as atividades produtivas eram artesanais e manuais, no máximo empregando algumas máquinas simples. Dependendo da escala do pedido, grupos de artesãos se organizavam e dividiamalgumas etapas do processo, mas muitas vezes apenas um artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até a comercialização do produto em questão. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos, e os profissionais da época dominavam muitas (e por vezes todas) etapas do processo produtivo.

A partir da Revolução Industrial os trabalhadoresperderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (sendo então empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção, e esses donos passaram a receber todos os lucros. O trabalho manual era conhecido por manufatura, e o realizadocom máquinas ficou conhecido por maquinofatura.


























2
O pioneirismo inglês

O processo de industrialização na Grã-Bretanha teve início por volta de 1760. As causas desse processo não são devidas unicamente à superioridade tecnológica e científica da Europa, mas também a condições favoráveis que existiam no país bem antes do século XVIII.
Aconsolidação da monarquia parlamentar alterou profundamente os rumos da economia britânica. O lucro privado e o desenvolvimento industrial haviam se tornado prioridades para as iniciativas governamentais.

Os proprietários particulares, beneficiados pelas leis comunais agrícolas (que foram promulgadas desde o século XVI), investiram capital na melhoria da produção, promovendo a modernização dosprocessos de produção e colheita. O movimento de cercamento ou demarcação (conhecido também como Enclosure Acts), retomado com força entre 1760 e 1830, foi o responsável pela expropriação maciça dos camponeses e pela transformação da terra em mercadoria, um bem lucrativo monopolizado por grupos privados. Utilizava-se o sistema de arrendamento, com a contratação de camponeses ou pequenos proprietários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!