Revolução industrial

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 6 de julho de 2012
O espaço geográfico dos países altamente industrializados da Europa Ocidental caracteriza-se pelo menos por três aspectos: intensa industrialização, forte urbanização e grande aproveitamento doaspecto físico por uma agricultura e pecuária em bases modernas.

O primeiro país a realizar a Revolução Industrial foi a Inglaterra, a partir de meados do século XVIII, seguida, no século XIX, poroutras nações européias: Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Suécia, Áustria, e Rússia.

Fora do continente europeu, apenas Estados Unidos e Japão realizaram sua Revolução Industrialao mesmo tempo que os países da Europa. Na grande maioria dos países subdesenvolvidos o processo de industrialização chegou cerca de duzentos anos atrasado em relação a Inglaterra. É ocaso do Brasil,Argentina, México, África do Sul, Índia...

A Revolução Industrial dos Países da Europa ocidental apoiou-se em vários fatores, que resumidamente são:

Acumulação de capitais em decorrência daintensa exploração da atividade comercial no mundo e particularmente nas colônias americanas, nas feitorias e nas colônias asiáticas e africanas.

Existência de abundantes reservas de carvão mineral,minério de ferro e outras matérias primas industriais em muitos países europeus.

Grande desenvolvimento das técnicas de produção mediante a aplicação de dinheiro em pesquisas cientificas.Disponibilidade de mão de obra e intensa exploração da força de trabalho do operário ou trabalhador mediante o pagamento de baixos salários.

Expansão de empresas multinacionais ou transnacionais nos paísessubdesenvolvidos.



Regiões Industriais

A principal região industrial da Europa ocidental localiza-se nos vales dos rios Reno e Ruhr, na Alemanha. Desde o século XIX, essa região desenvolveuuma importante industria pesada, principalmente siderurgia, metalurgia e extração mineral. Para tanto, apoiou-se nas suas ricas jazidas de minério de ferro e de carvão mineral e também na facilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!