Revolução industrial

Páginas: 17 (4098 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Agrupamento Vertical de escolas de Azeitão |
Revolução Industrial |
As três fases da revolução industrial |
|
|
05-Dez-2011 |

CLC7 Formadora Palmira Arsénio |


Índice:

A indústria 4
Segurança, higiene e saúde do trabalho 4
Tipos de Indústrias 7
A expansão da Revolução Industrial 9
A segunda revolução industrial 11
A terceira revolução industrial. 15Conclusão: 17
Bibliografia: 18

Introdução:

Este trabalho sobre a revolução industrial tem como objetivo mostrar as diferentes fases da revolução industrial, as transformações técnicas e económicas que começaram em Inglaterra em meados do seculo XVIII. E que ao longo do século XIX dispersaram pela maioria da Europa e América do Norte.
A máquina a vapor foi a grande invenção da época,proporcionando com isso uma evolução nos transportes e alteração no modo de produção, designadamente a passagem da produção feita manualmente para a maquinaria, fazendo com que surgissem novas técnicas de aperfeiçoamento de organização no trabalho. Assim sendo, a oficina deu lugar à fábrica, produzindo em larga escala o que reduzia largamente o custo final.
A nível populacional a evolução foi notória, devidoao aumento da população mais jovem à procura de emprego nos grandes centros urbanos, nas unidades fabris que cresciam. O artesão passou a ser substituído pelo operário, passando este a vigiar e a controlar as máquinas, tornando o trabalho mecanizado mais rápido e repetitivo, causando fadiga e lesões aos trabalhadores. Foi nesta época que nasceu uma nova organização laboral, baseada no controlo daprodução pelos capitalistas, no estabelecimento de horários e divisão de trabalho, na uma nova divisão do trabalho, com novas técnicas e na submissão do trabalho à lei da procura e oferta.
A nível ambiental a concentração de fábricas alterou o ambiente e a paisagem, e, se até então os camponeses viviam em ambiente saudável, quando vieram para os grandes centros urbanos, muitas das vezes semcondições favoráveis à saúde, surgem, então, doenças do foro respiratório, digestivo e nervoso.

A indústria

Começo por desenvolver qual a definição da palavra indústria, para depois desenvolver as fases da revolução industrial no que respeita às suas conjunturas fundamentais, mudanças e, finalmente, os progressos das três fases da revolução.
Afinal o que é a Indústria?
Indústria é uma atividadeeconómica que transforma matéria-prima em produtos acabados ou semiacabados.
Fig. 1- A indústria
 A Grã-Bretanha possuía grandes reservas de ferro e de carvão mineral no subsolo, principais matérias-primas utilizadas neste período. Dispunham de mão de obra em abundância desde que os camponeses haviam ficado sem a posse das terras para o seu cultivo de onde resultava o seu sustento, foramforçados a abandonar os campos o que provocou o êxodo rural. Os trabalhadores, principalmente os mais novos, dirigiram-se para os centros urbanos em busca de trabalho nas novas fábricas de têxteis. Note-se que a indústria têxtil fora a primeira a desenvolver-se, já que na Inglaterra havia abundancia de lã e de algodão. Por seu turno, a indústria metalúrgica desenvolveu-se por causa da necessidade deprodução de mais máquinas e a indústria mineira porque que é o combustível da maioria das máquinas. 
A força humana que antes era exigida pelas máquinas foi substituída pela máquina de potência a vapor e a indústria, entrava então na idade moderna.
Segurança, higiene e saúde do trabalho

A nível de segurança, higiene e saúde do trabalho a revolução industrial teve o seu impacto, porque, se antes ohomem trabalhava por sua conta e risco com a revolução industrial as condições de trabalho tiveram um grande impacto por causa da grande concentração de pessoas numa só unidade fabril e do ritmo alucinante e repetitivo com que se trabalhava. Os trabalhadores ficaram expostos aos perigos e riscos profissionais, dando origem às doenças profissionais, tal como a surdez (ruído excessivo das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!