Revolução industrial e as máquinas térmicas – panorama geral

Páginas: 8 (1820 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
TRABALHO DE TERMODINAMICA



























REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS MÁQUINAS TÉRMICAS – PANORAMA GERAL





































Resumo




O presente artigo apresenta dados históricos sobre as primeiras máquinas térmicas e os avanços da termodinâmica. É dada especial atenção a RevoluçãoIndustrial que teve início no século XVIII, na Inglaterra, e foi marcada pela mecanização dos sistemas de produção, pois enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou, e o grande salto tecnológico foi apresentado nos transportes e nas máquinas principalmente pela invenção das máquinas a vapor.

Palavras-chave: Termodinâmica, Máquinas Térmicas,Revolução Industrial.













Introdução

As máquinas térmicas são máquinas capazes de realizar trabalho a partir da variação de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas máquinas retira calor  de uma fonte quente. Parte desse calor realiza trabalho e a outra parte é jogada para a fonte fria, definindo, dessa forma, a eficiência da máquina.Uma máquina térmica tem maior eficiência quando ela transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menos calor para a fonte fria.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. A invenção da máquina a vapor, que é a primeira máquina térmica, influenciou principalmente nos grandes teares revolucionando o modo de produzir. Nos meios de transporte, elatambém gerou grande revolução ao melhorar o tempo de locomoção. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro lado baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Após esta introdução, primeiramente, será apresentado uma síntese dos acontecimentos históricos que mostram algumas das descobertas importantes tanto no campo tecnológico, marcadopor inovações e invenções envolvendo as máquinas térmicas, como no campo científico da história da termodinâmica. Em um segundo momento será descrito um resumo de como foi a Revolução Industrial e o papel das máquinas térmicas no seu acontecimento.
O objetivo deste artigo é apresentar os principais efeitos da criação das máquinas térmicas e mostrar os principais acontecimentoshistóricos da sua criação até os tempos atuais.

Contexto Histórico

Abaixo serão listados alguns dos acontecimentos importantes que marcaram época e que constituem a história da termodinâmica. Uma completa revisão dos fatos marcantes sobre a histórica das máquinas térmicas não será possível apresentar neste trabalho pois está além dos seus objetivos.
530 a.C. - Teodoros (Grego) - o primeiro autilizar o poder de expansão do ar quente ao introduzir um sistema de aquecimento central no mais famoso templo construído em Éfeso, na Ásia, para homenagear a Deusa Diana. Registre-se que esse tipo de expansão foi muito utilizado nos Santuários dos Deuses da Antiguidade para provocar aparições divinas.
20 d.C. - Heron de Alexandria (Grego) - desenvolve o que seria uma máquina a vapor  chamadade Eolípila (do latimAeolipyla, que significa “porta de Eola”) -, isto é, uma esfera oca com dois tubos recurvados e presos na mesma. Fervendo então a água contida na esfera, o vapor d´água resultante, ao escapar pelos tubos, fazia a mesma girar.
1615 - Salomon de Caus (Francês) - publicou o livro intitulado Les  Raisons  des  Forces Mouvantes (“As Razões das Forças Moventes”) no qual descreveuum sistema, baseado nas ideias de Heron, que poderia ser usado para elevar água por meio do fogo.
1679 - Denis Papin (Francês) - inventou o digestor de calor  ( hoje conhecida como panela de pressão) que se constituía num tubo com uma tampa apropriada que confinava vapor d´água no interior do mesmo, até que uma alta pressão fosse conseguida e, com isso, o ponto de ebulição da água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução industrial e máquinas térmicas
  • revolução industrial e as máquinas térmicas
  • Maquinas térmicas e a revolução industrial
  • revolução industrial e as maquinas termicas
  • Revolução industrial e as máquinas térmicas
  • Máquinas térmicas na rev. industrial
  • revolução e maquinas industriais
  • Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!