Revolução industrial - eric hobsbawm

Páginas: 3 (631 palavras) Publicado: 15 de maio de 2015
Henrique Hoffmann Stefanutti 13\05\2015


Fichamento sobre A era das revoluções – Eric Hobsbawm

1-Hobsbawm ,Eric “A revolução industrial “ in: A era das revoluções (1789 – 1848) publicado em 1962editora paz e terra , Inglaterra 237 paginas.
2-Eric hobsbwam foi historiados , uns dos mais importantes e renomados do mundo , nasceu em 1917 em Alexandria Egito , quando seus pais(judeus)encontrava sob domínio britânico , pois assim ele possui nacionalidade britânica. Viveu na Alemanha e a Áustria quando quando se passavam por crises econômicas e sociais. É Formado em história , em Cambridge, Logo após ele se envolveu com a política , ingressou no partido comunista , era marxista. Após a 2 guerra mundial , foi fazer o doutorado com grandes historiadores , que buscava entender as classespopulares que ficou conhecida como história social .E foi publicado em 1962. Hobsbwam publicou o livro para mostrar como foi realmente a primeira parte da revolução industrial (Inglaterra ).
3-Hobsbawm defende direitos humanos , igualdade entre os cidadãos e soberania na população. Como ele coloca na primeira pagina do cap 2 “Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui parafertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizadotorna-se quase um selvagem “ –a. de tocqueville a respeito de Manchester em 1935- Assim mostra que há uma preocupação entre os trabalhadores e que discute sobre o capitalismo , e a exploração.
4-O tema épertinente ao curso de HEG pois mostra não apenas o lado perfeito do capitalismo , “revolução” evoluindo ,mostra que para isto acontecer , teve que ter abuso de poder , soberanidade ,Assim mostra comorealmente foi a Revolução industrial , mostrando os dois lado , sendo que foi uma grande ícone para no historia.
5-Hobsbawm começa o texto com citações de outros autores , para mostrar como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Industrial Inglesa
  • Resenha sobre a Revolução Industrial de Eric Hobsbawm
  • HOBSBAWM, Eric J. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo.
  • A Era das Revoluções
  • hobsbawm Da revolução industrial inglesa ao imperialismo
  • resenha eric hobswan, revolução industrial
  • Fichamento: hobsbawm, eric. terceiro mundo e revolução.
  • Pontos Principais Revolução Industrial Segundo Hobsbawm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!