Revolução Industrial 2

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
CENTRO EDUCACIONAL SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
CESTI






Renan, Jessica, Carolina e Alexandre






Revolução Industrial II









SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
2015

Renan, Jessica, Carolina e Alexandre




Revolução Industrial II






Trabalho solicitado pela professora Ligiane, regente da matéria de Historia como requisito para obtenção de nota parcial do segundo bimestre.







SANTATEREZINHA DE ITAIPU
2015
Sumário
1 Introdução___________________________________________ 4
2 Desenvolvimento______________________________________ 5-10
2.1 Pioneirismo Inglês
2.2 As revoluções Industriais
2.3 A sociedade Industrial
2.4 Movimentos sociais
2.5 Aspectos do que foi a 2ª Revolução Industrial
3 Conclusão___________________________________________ 11
4Bibliografia___________________________________________ 12

Introdução

Este trabalho tem o intuito de apresentar a Revolução Industrial II, antes, falaremos sobre a revolução Industrial de um modo geral, e logo após daremos ênfase para o assunto foco do trabalho.
Em fins do século XVIII, o capitalismo consolidar-se-ia como sistema econômico e se caracterizaria pela acumulação de capital, pela propriedade privada, pela obtenção de lucro epelo trabalho assalariado. A Revolução Industrial seria fundamental para esse acontecimento.








Desenvolvimento


2.1 PIONEIRISMO INGLÊS
Em meados do século XVIII, a Inglaterra dava os primeiros passos da Revolução Industrial, transformando-se na maior potência da época até princípios do século XX devido ao seu avanço na produção. A seguir alguns dos fatores que possibilitaram a Inglaterraser “mãe” da Revolução Industrial.

1) Políticos:
Parlamentarismo: Desde 1688 foi instalado na Inglaterra o sistema parlamentarista de governo, que abriu espaço para a ação da burguesia, dando fim ao Absolutismo Monárquico.
Criação do Banco da Inglaterra: ato do Parlamento que facilitou o financiamento da burguesia inglesa para implantação de indústrias.

2) Econômicos:
Acúmulo de Capitais: AIdade Moderna é vista como a “fase de acumulação primitiva de capitais”, onde a burguesia comercial, apoiada pelas idéias mercantilistas, teria acumulado capitais para investir na produção industrial.
A Inglaterra, como teve um bom desenvolvimento comercial nesse período, reuniu condições para seu desenvolvimento industrial.
Reservas Minerais de carvão e ferro: a Inglaterra encontrava em seuterritório reservas abundantes de carvão e ferro, matérias-primas essenciais para a primeira fase da Revolução Industrial.

3) Geográficos:
A Inglaterra estava afastada, no sentido territorial, da maioria dos grandes conflitos europeus, tendo, por isso, um desenvolvimento interno melhorado.
Facilidade de transporte naval interno e internacional.


4) Sociais:
Mão-de-obra abundante devido as leis decercamento (enclosure acts), que afastavam os camponeses da terra, obrigando-os a partir para a cidade, onde formavam o “exército industrial de reserva”.
Pensamento progressista, por parte da burguesia e da nobreza capitalista (Gentry)

2.2 AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
A Revolução Industrial não se restringiu apenas aos séculos XVIII e XIX, pelo contrário, é uma Revolução permanente, que se aprimora acada dia. Por questões didáticas e de compreensão global, é dividida a Revolução Industrial em 03 fases:

Figura 1 - Nome da Imagem: As revoluções Industriais.
Autoria: Renan, 2015.










2.3 A SOCIEDADE INDUSTRIAL

Fonte da Imagem: http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/r/revolucaoindustrial791

2.4 MOVIMENTO SOCIAIS
Ludismo: No inicio do século XIX, grupos de trabalhadores ingleses invadiam asfábricas e destruíam as máquinas, vistas por eles como culpadas pela sua miséria. O nome Ludismo vem do suposto líder do movimento, Nedd Ludd. Vários Luditas foram presos e enforcados, o que acabou dissolvendo o movimento.
Cartismo: Movimento que eclodiu na Inglaterra, devido à organização política dos trabalhadores que faziam reivindicações trabalhistas tais como: redução da jornada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Industrial 2 Fase
  • 2° Revolução Industrial
  • 1 e 2 Revolução Industrial
  • 2° Revolução industrial
  • 1, 2 e 3 Revolucão Industrial
  • A Revolução Industrial
  • 1 E 2 revolucao industrial + crise de 29
  • Fichamento da revolução industrial inglesa ao império cap 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!