Revolução Indrustrial

Páginas: 9 (2166 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

Revolução Industrial e suas características.

























CAPA 1
CABEÇALHO 2
INDUSTRIALIZAÇÃO 4
TIPOS DE INDÚSTRIASAD 5
MANUFATURA E MAQUINOFARTURA 6
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (INTRODUÇÃ) 7
PRIMEIRA ETAPA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 8
SEGUNDA ETAPA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 11
TERCEIRA ETAPA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 12É um tipo processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.
Assim, a economia, antes de base agrária, artesanal e comercial, passa a ter uma base urbana e industrial - o que geratransformações profundas sobre os modos de vida e o padrão de relações sociais anterior. O sistema de produção artesanal, manual, espacialmente disperso, dá lugar à produção serial, mecânica, espacialmente concentrada, padronizada, isto é, capaz de gerar produtos de qualidade homogênea. Toda a economia e toda a sociedade se reorganizam em função do desenvolvimento da indústria.
A industrialização pode serparte de um processo mais amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e mudança social estão estreitamente relacionados. Há um processo de crescente racionalização, introduzindo mudanças de atitude dos indivíduos e da sociedade também com relação à natureza, que passa a ser vista principalmente como recurso produtivo.
Algumas das principais características doprocesso de industrialização são:
Aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização;
Concentração da renda e da riqueza;
Intensificação da formação bruta de capital fixo;
Aumento da produtividade industrial e agrícola;
Aumento do consumo;
Generalização do trabalho assalariado;
Incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços;
Entretanto, a industrialização nãoocorre em todos os países e, quando ocorre, pode não ser na mesma época ou da mesma forma.




As indústrias podem ser classificadas de acordo com os processos industriais utilizados na fabricação dos seus produtos.
Indústria de Base: Também conhecidas como indústrias pesadas, são aquelas voltadas para a produção de equipamentos (indústrias de bens de capital) e matérias-primas processadas(indústrias extrativas) para outras indústrias.
Exemplos de indústrias de base extrativas: mineradoras, madeireiras e petrolíferas.
Exemplos de indústrias de base de bens de capital: siderúrgicas, metalúrgicas, indústrias de equipamentos e máquinas.
Podemos também incluir nas indústrias de base as companhias produtoras de energia elétrica.
Indústrias Intermediárias: É o setor industrial voltado paraa produção de peças e equipamentos que serão utilizados pelas indústrias de bens de consumo.
Exemplos: indústrias que produzem peças de automóveis, peças para eletrodomésticos, peças de computadores, tratores e equipamentos industriais.

Indústrias de Bens de Consumo: São aquelas que produzem os produtos que serão vendidos para os consumidores finais.
Exemplos de indústrias de bens duráveis:indústria automotiva (produtora ou montadora de automóveis), indústria de eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, liquidificadores, lavadoras de roupas, etc.).
Exemplos de indústrias de bens não duráveis: indústrias de roupas, de calçados, de alimentos, de remédios, de bebidas, etc.
Indústrias de Ponta: São aquelas que desenvolvem e produzem bens que utilizam alta tecnologia em suasfases de produção. Empregam mão-de-obra especializada e com alto grau de escolaridade. Investem muito em pesquisa nas fases de desenvolvimento e produção, pois privilegiam a inovação tecnológica. Grande parte destas indústrias tem sua matriz em países desenvolvidos.
Exemplos: indústrias de aviões, de satélites de comunicação, de computadores, equipamentos de diagnóstico médico, de telefones...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 3 revolução indrustrial
  • lixo indrustrial
  • Mobiliario do Bairro Indrustrial
  • revolução
  • REVOLUÇAO
  • Revolução
  • Revolução
  • revolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!