Revolução Gloriosa e Francesa

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Absolutismo
O Absolutismo foi um tipo de governo que, no período feudal, quem comandava era o rei e dividia-se em três Estados. O Primeiro Estado era o Clero formando pela Igreja, ou seja, os homens representantes de Deus na Terra; o Segundo Estado era chamado de Nobreza, e a burguesia e os camponeses pertenciam ao Terceiro Estado. O poder do Rei era considerado soberano, pois apenas ele queexercia o controle sobre a administração de leis e justiça, e os cargos políticos, como os ministérios, eram dados pelo próprio a nobres. A luxuosa vida do Rei, e da Nobreza que se cercava a sua volta, era mantida a partir dos altos impostos, criados de acordo com seus interesses econômicos, cobrados ao principalmente, pela população mais pobre e com apoio de burgueses que dependiam de ajuda delepara o avanço do comércio mercantil. O governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

Revolução francesa
A Revolução francesa iniciou-se em1789,uma revolução política onde foi destruído o absolutismo e consolidado a hegemonia da burguesia.
A França passava por dificuldades antes da revolução, havia perdido colônias e mercados para a Inglaterra.
Ela foi dividida em 3 Fases: Queda da Bastilha, marco do poder absolutista; Ascensão dos jacobinos ao poder, onde foi executado Luís XVI e estabelecido o Regime do Terror; a criação doDiretório, onde o poder executivo foi entregue a cinco membros, que não permitiam qualquer movimento revolucionário. A França era um país absolutista, o rei governava com poderes absolutos, controlava a economia, a justiça, a política e a religião da população. Era grade a falta de democracia, os trabalhadores não podiam votar, nem opinar no governo. Quem fosse contra as regras eram presos na Bastilhaou condenados à guilhotina.
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente pelos mesmos onde tinham de manter os luxos da nobreza. A sociedade francesa do século XVIII era hierarquizada. O topo da pirâmide social, estava oclero que tinha privilégio de não pagar impostos. Abaixo, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, e outros viviam do luxo . A base era formada pelo terceiro estado que, com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos tinham que sustentar a nobreza. Os trabalhadores e camponeses viviam de miséria, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, por sua vez,desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
A situação de insatisfação era tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e acabar com o governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI. Até 1792 pressionado pelas forças da revolução, Luís XVI governou mais foi considerado inimigo do povo por pedir ajuda a Áustria contra os revolucionáriose foi guilhotinado assim como toda a família real.
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité).Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar porvárias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.

















Revolução Gloriosa
Ocorreu na Inglaterra entre os anos de 1688 e 1689.
Em meados do século Xl, iniciou-se o processo de colonização. A expansão colonial e comercial inglesa levou a um grande enriquecimento da burguesia, que proporcionou o desenvolvimento do sistema capitalista em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução gloriosa
  • Revolução Gloriosa
  • Revolução Gloriosa
  • revoluçao gloriosa
  • Revolução gloriosa
  • A Revolucão Gloriosa e Puritana
  • Revolucao francesa
  • Revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!