Revolução francesa

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
REVOLUÇÃO FRANCESA

A França era um país absolutista na época da recolução. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dossúditos.
A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada.
Dividindo a sociedade em uma pirâmide, o clero ocupava o topo tendo também o privilégio de não pagar impostos. Abaixo doclero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado(trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos.
O povo tinha que arcar com todas as despesas do 1º e 2ºestado.
Com o passar do tempo e influenciados pelos ideais do Iluminismo, o 3º estado começou a se revoltar e a lutar pela igualdade de todos perante a lei. Pretendiam combater, dentre outras coisas,o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza e do clero.
A economia francesa passava por uma crise e toda esta situação fazia com que a burguesia ficasse cada vez mais infeliz.
A fim decontornar a crise, o Rei Luís XVI resolveu cobrar tributos ao povo, em vez de fazer cobranças ao clero e a nobreza.
O rei Luís XVI tentou reagir, mas o povo permanecia unido, tomando conta das ruas. Oslogan dos revolucionários era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea a revolução começou com a convocação dos Estados Gerais ea Queda da Bastilha e se encerrou com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte.

RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA
A revolução francesa significou a ascensão da burguesia ao poder, o fimdo feudalismo e do domínio da igreja.
Com a burguesia ascendendo ao poder o modo de produção capitalista é instaurado e consolidado mais a diante com a revolução industrial.
Com o modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa
  • revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!