Revolução francesa

Páginas: 9 (2069 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Revolução Francesa:

Conceito: Movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.

O que foi a Revolução Francesa: A Revolução Francesa foi um movimento social e político que ocorreu na França em 1789 e derrubou oAntigo Regime, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Além disso, acabou influenciando diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité).
O período em que ocorreu a revolução, era bastante conturbado para o país. Regido por um regime absolutista, os franceses se viam obrigados a pagaremimpostos extremamente caros, para sustentar os luxos da nobreza. Sob influência dos Iluministas¹ o terceiro estado se levantou contra a opressão do absolutismo.
Os ideais percorreram a Europa, atravessaram o oceano e chegaram a América Latina, a qual influenciou o movimento da Inconfidência Mineira. Pelo seu caráter difusor é que a Revolução Francesa foi e é considerada o acontecimento que marca apassagem para a Idade Contemporânea.

Causas: No ano em que aconteceu essa revolução, em 1789 o país estava dividido entre o clero, que representava o primeiro estado, depois vinha a nobreza, o segundo estado e por fim o povo que pertencia ao terceiro estado.
Os que faziam parte do clero e da nobreza recebiam privilégios como a isenção do pagamento dos impostos, e quem arcava com tudo isso eramos menos favorecidos, logo o povo. Sendo assim, com o passar do tempo esse terceiro estado acordou.
As ideias do iluminismo ganhavam força, pregava-se a independência econômica e contra a maneira do poder monárquico de fazer política. A classe operária francesa estava revoltada com a situação e se rebelou contra os que eles julgavam abusadores do poder.

Como e porque ococrreu:
Revolta dosNotáveis: Em 1787, o controlador geral das finanças, Callone, convocou a Assembléia dos Notáveis devido aos problemas financeiros do Estado. Tal Assembléia era formada por representantes do clero e da nobreza, denominados notáveis. A principal vantagem dessas duas ordens sociais era o não pagamento de impostos, e Callone deveria convencê-los a renunciar este direito. 
No entanto, a Assembléia nãoadiantou, pois os notáveis não abdicaram os seus direitos e ainda causaram muitas revoltas. 
Jacques Necker substituiu Callone, e este novo controlador convenceu Luis XVI a convocar a Assembléia dos Estados-Gerais, formada pelos notáveis e pelo terceiro estado (abrangia a pequena, média e alta burguesia). 
O clero e a nobreza eram privilegiados na votação, pois o voto era por estado social, ouseja, cada estado só poderia ter um voto dentro da Assembléia, assim essas duas ordens sociais votavam juntas contra o terceiro estado. 
O terceiro estado propôs votação individual na assembléia, mas os notáveis insistiam em votação por estado, e foram apoiados pelo rei. Tendo sua proposta rejeitada, o terceiro estado provocou uma manifestação, prometendo não cessar enquanto o rei não aceitasse umaConstituição que limitasse seus poderes. 
Então o rei cedeu, ordenando que o clero e a nobreza se juntassem ao terceiro estado, organizando a Assembléia Constituinte. Os produtos alimentícios ficavam cada vez mais escassos, no campo e nas cidades as revoltas começaram a surgir. Espalhavam-se rumores de conspiração aristocrática e da realeza. O rei temia o seu futuro político, então decidiumobilizar as tropas militares para conter as revoltas burguesas e populares. Em contrapartida, a burguesia organizou milícias populares para encarar as tropas reais. No dia 14 de julho as tropas parisienses tomaram a Bastilha (símbolo da tirania e das arbitrariedades do rei, onde estava localizada a prisão política). 
A Tomada da Bastilha foi o marco inicial da Revolução. E o medo de que a revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!