Revolução francesa

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
Revolução Francesa
Se existe um fato importante na história mundial, esse é a Revolução Francesa que aconteceu em 1789 e foi responsável por grandes mudanças na política. O absolutismo perdeu a suaforça e a burguesia prevaleceu no poder.
O período é marcado pelo iluminismo, o mundo estava sendo influenciado por novas idéias os burgueses detinham do poder econômico e também queriam participardas decisões em seu País.
A revolução francesa durou até 1799 e é considerada uma das maiores da humanidade, com a queda da monarquia, a democracia começou a ser divulgada pelo mundo um dos grandesnomes é o de Napoleão Bonaparte.
A revolução francesa foi o conjunto de eventos que de 1789 à 1799, alterou o quadro político e social da França até então dominada pelo antigo regime e é consideradoum marco na história iniciando o que chamamos de idade contemporânea.
A sociedade era dividida em três estados:
* Clero (0,5%)
* Nobreza (1,5%)
* Povo ( Incluindo a burguesia, somavam 80% )
Osprivilégios se concentravam nas mãos do clero e da nobreza que oprimiam o terceiro Estado, além disso apenas este pagava impostos porém este dinheiro não estava sendo suficientes para sustentar ocusto do Estado Frânces para tentar resolver os problemas econômicos da França o rei Luis XVI convocou a Assembléia dos Estados gerais.
Esta assembléia reunia membros dos três Estados. Naquele momento,o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. Seria feita então uma votação que poderia ocorrer de duas maneiras por estado ou por cabeça.A votação por estado agradava a nobreza,pois obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões eram dois votos contra um.
Sem conseguir conciliar o interesse dos três estados e sem tomar decisão alguma Luís XVI mandou fechar aassembléia.Descontentes, o terceiro estado liderado pela burguesia exigiu a constituição para a França.O povo saiu pelas ruas.
A manifestação do povo chegou a bastilha, prisão política da monarquia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!