Revolução Francesa

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
https://sites.google.com/site/historia1958/revolucao-francesa---1789-1799

REVOLUÇÃO FRANCESA - 1789-1799
Introdução

Foi a grande revolução que marcou a ascensão da burguesia ao poder politico. Esse fato provocou tantas mudanças que é tomado como referencia para marcar a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.
Situação da França na época da Revolução
Em 1789, a Françaatravessava uma grave crise econômica, cujos efeitos negativos recaiam sobre o povo. Enquanto o rei Luís XVI, sua esposa Maria Antonieta e a corte francesa viviam luxuosamente no Palácio de Versalhes, o povo passava fome e pagava pesados tributos.
Nessa época, a sociedade francesa estava dividida em três ordens ou estados. O primeiro estado, constituído pelo clero, proprietário de 10% das terras daFrança, não pagava impostos. O baixo clero, porem vivia na miséria.

O segundo estado era formado pela nobreza, proprietária de mais de 20% das terras do país. Gozava de amplos privilégios, inclusive o de não pagar impostos. O terceiro estado era composto pelos burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses, estes últimos representando 80% da população. Viviam na miséria e, muitas vezes, a suasituação era agravada pelas secas, enchentes e más colheitas. Com essas crises, os preços dos produtos subiam, o que provocava rebeliões no campo e na cidade.
A burguesia, que também fazia parte do terceiro estado, estava descontente. Reivindicava a redução das taxas que provocavam o encarecimento de seus produtos e queria a ampliação dos mercados para as suas indústrias.

O inicio da RevoluçãoEm 1788, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação dos preços. A burguesia intensificou seus ataques ao governo de Luís XVI.
Temendo uma revolta do povo, o rei nomeou primeiro Turgot e depois Necker como ministros das Finanças. Ambos elaboraram planos econômicos, mas não conseguiram resolver os problemas do país. O rei resolveu então convocar osEstados Gerais, assembleia formada por representantes dos três estados.
No dia 5/5/1789, a Assembleia dos Estados Gerais reuniu-se no Palácio de Versalhes. Entretanto, os representantes logo entraram em conflito. Enquanto o 1º e o 2º estado defendiam o voto por ordem social, o 3º estado reivindicava o voto por cabeça, pois, de outra forma, estaria sempre em desvantagem.
No mês de junho, o 3º estado,com o apoio dos deputados do baixo clero, contra a vontade de Luís XVI, proclamou-se em Assembleia Nacional Constituinte (9/7/1789). O objetivo era elaborar uma Constituição para a França.
Pressionado pelo 1º e 2º estados, Luís XVI convocou o exercito para dissolver a assembleia.
13/7//1789 – o povo tomou as ruas de Paris. No dia 14, uma multidão invadiu a Bastilha, prisão do Estado e símbolo dopoder absolutista. Era a queda da Bastilha. Revoltas populares espalharam-se por toda a França. O poder absolutista do rei chegava ao fim.


1ª fase da Revolução - a Assembleia Nacional Constituinte – 1789-1791
A Assembleia Nacional decretou novas leis e aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando que os homens nascem livres e iguais em direitos.
Entretanto, Luís XVInão queria que seu poder fosse reduzido e, por isso, não aceitou as medidas estabelecidas pela Assembleia. Revoltado com a atitude do rei, o povo invadiu o Palácio de Versalhes, obrigando o monarca a fugir do local (Jornadas de Outubro).
1790 – a Assembleia votou a Constituição Civil do Clero. Ficou estabelecido o confisco dos bens da Igreja e a transformação dos membros do clero em funcionáriosdo Estado.
1791 – foi promulgada a Constituição que estabelecia como foram de governo a monarquia constitucional e liberal. Ficou decidida a divisão de poderes: o Executivo, exercido pelo rei; o Legislativo, pela Assembleia; e o Judiciário, por juízes eleitos.
Setembro de 1791 – Luís XVI jurou respeitar a Constituição, que estabelecia a monarquia constitucional. No mês seguinte, foi eleita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!