revolução francesa

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Qual é o lema e o ano da Revolução Francesa?
Ano: 1789
Lema: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”

O que constava na Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão?
Art.1º. Os homens nascem esão livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais eimprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a prosperidade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 5º. A lei não proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela lei nãopode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.
Art. 7º. Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas poresta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, casocontrário torna-se culpado de resistência.
Art. 9º. Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se julgar indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da suapessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.
Art. 11º. A livre comunicação das idéias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimirlivremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
Art. 15º. A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.
Art.17.º Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e préviaindenização.

Século da Revolução Industrial/ Pontos positivos e negativo
Século-XVIII a XIX
Pontos Positivos-
A passagem da sociedade rural para a sociedade industrial
A mecanização da indústria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa
  • revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!