Revolução francesa

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
A Revolução Francesa
Introdução
* A Revolução Francesa é considerada uma prova da maturidade burguesa, pois com o fim do absolutismo e a tomada de poder político pela burguesia, acabam todos os entraves para o desenvolvimento do capitalismo.
Principais causas da Revolução
* Do ponto de vista da economia:
* No século XVIII a burguesia ainda encontrava obstáculos em elementosremanescentes feudais para seu complete desenvolvimento, mas esses entraves de apoiava na base do Antigo Regime, portanto, para eliminá-los era necessário também derrubar toda Estrutura do Estado moderno.
* Assim, nesse período a França vai passar pó um colapso do feudalismo, somado isso estão às crises climáticas que vão contribuir para a queda da produção agrícola
* Além disso, paraagravar ainda mais a situação, a França contava com um grande crescimento demográfico nessa época, que exigia um crescimento econômico, porém só contribuía para o aumento da fome. Então a miséria e a fome se alastravam pela França, só que a nobreza se mantinha contra qualquer mudança, formando a reação feudal, e isso tudo leva também a um aprofundamento das contradições sociais
* Alémdisso, nessa época, a França vai assinar um tratado com a Inglaterra que permitia a entrada de vinho francês com baixas tarifas alfandegárias no mercado inglês, mas dava a mesma liberdade ao tecido inglês. Assim eles não conseguiam competir, o que leva a uma grande taxa de desemprego
* E para agravar a situação com a Guerra dos Sete anos, eles vão perder território e mercados coloniais.
* Doponto de vista financeiro:
* Durante o governo de Luis XV, a França vai ser marcada por uma série de gastos muito grandes com a Corte, soma-se a isso os gastos com guerras e o que leva a um aumento da dívida externa, tanto que os bancos estrangeiros passam a se negar a dar empréstimos pra França
* Já no governo de Luís XVI, que governava ainda a partir do direito divino dos reis,sem nenhum empecilho para sua autoridade e sem a convocação da Assembléia de Estados Gerais, ele vai ser então criticado por vários que vão atribuir a ele a situação atual a que passavam.
* O desenvolvimento da burguesia também esbarrava nas taxações e impostos criados pelo Estado absoluto, assim cada vez mais se mostrava necessário o fim do mercantilismo.
* Do ponto de vista social:* A burguesia embora seu papel econômico fosse essencial ao Estado, essa não ocupava uma posição de destaque na sociedade de ordens da época, não tento assim influência política.
* A sociedade era divida em no topo, formando o Primeiro Estado, havia o clero, divido em alto clero e baixo clero. No segundo estado estava a nobreza, que tinha grande participação política. Formando oTerceiro Estado havia a burguesia, dividida em alta burguesia, média burguesia e pequena burguesia, juntamente com o povo, membros de camadas populares (sans-culottes, servos, camponeses). Sendo que os privilégios ficavam com os do primeiro e segundo estado, e os do terceiro estado eram os que pagavam os impostos.
* Com relação ao aspecto político, cada vez mais as idéias iluministas e a ambiçãopolítica burguesa mostravam que o absolutismo era incapaz de reformar-se.
* Revolta dos Notáveis: primeiro e segundo Estado passam a ter que pagar impostos em razão da crise financeira e esses se recusam.
O início da Revolução
Etapa: Assembléia Nacional ou Revolução Burguesa.
* A França no século XVIII vivia um agravamento das condições socioeconômicas, que levavam a eclosão de uma sériede revoltas.
* Nesse momento, a França vai passar por uma série de crises. Tanto no ponto de vista econômico, devido ao colapso do feudalismo e do acordo feito com a Inglaterra juntamente com a as crises climáticas, aumento das contradições sociais, cada vez mais um burguesia em procura de participação política. Além disso a conbrança de impostos e envolvimento em guerras também ajudam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!