Revolução francesa

Páginas: 4 (799 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Revolução Francesa
Parte I


A França vai fornecer o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo; constitui-se em termos políticos e ideológicos,o que a Revolução Industrial significou em termos econômicos.

Hobsbawn afirma que a Revolução Francesa foi muito mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos, sendo suas consequênciasmais profundas. Por que?

1) A França era o mais populoso e poderoso Estado da Europa
2) Foi uma revolução social de massa, diferentemente das que a precederam e a sucederam
3) Foi a única revoluçãoecumênica, sendo que seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; foi um marco em todos os países, sendo que suas repercussões levaram aos levantes que levaram à libertação da América Latinaapós 1808; ofereceu o padrão para todos os movimentos subsequentes, sendo que suas lições foram incorporadas ao socialismo e comunismo modernos.


A Revolução Francesa é assim a revolução de seutempo e, não apenas uma, embora, a mais proeminente, do seu tipo.


Antecedentes Históricos:


1) Durante todo o século XVIII, a França foi o maior rival econômico da Inglaterra, sendo a maispoderosa e a mais típica das velhas e aristocráticas monarquias absolutas da Europa; por isso, o conflito entre a estrutura oficial e os interesses estabelecidos do velho regime e a novas forçassociais ascendentes era mais agudo na França do que em outros países.
(resposta: reformas que vão agravar a situação, como as reformas levadas a cabo por Turgot)


2) Reação Feudal: Nobreza gozandode privilégios, isenção de impostos e do direito de receber tributos feudais; dependiam da renda de suas propriedades ou de alternativas, como casamentos milionários, pensões, presentes da corte; sendoque os gastos da nobreza eram grandes e suas rendas caíam, o que os fazia usar seu bem principal, os privilégios reconhecidos; invadiram os postos oficiais; uso máximo dos direitos feudais para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!