Revolução francesa

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A sociedade francesa no século XVIII
Meados do século XVIII, ocorreu na França um grande crescimento demográfico como a maior parte vivera no campo a sociedade era rapidamente hierarquizada. Socialmente se inspiravam pensamentos medievais para o qual existiram as três ordens: 1° estado: Clero; 2° estado: Nobres; 3° estado: Constituída do resto da população composta por burgueses, trabalhadores,camponeses, etc.
Aristocracia
Nobreza e Clero não passavam de 2% da população. Possuíam vários privilégios e estavam isentos da maioria dos impostos. A igreja era monopólio da religião, controlava a educação e era grandes proprietárias de terras. O baixo clero tinha origem humilde. Seus membros formavam as ordens monásticas e os párocos das igrejas. Nobreza, os nobres da corte eram ricos epoderosos mais alguns nobres tinham uma visão mais tolerante influenciada pelo iluminismo.
O terceiro estado
Reunia a maioria da população – uma massa heterogênea de pessoas com condições econômicas variadas. Cerca de 85% dos integrantes do terceiro estado viviam no campo e eram na maioria camponeses. A maior parte era livre, mas vivia em condições precárias, com as taxações e os pagamentos porprodutos. No terceiro estado também havia a burguesia que vivia em melhor condição. Embora a burguesia tivesse grande poder econômico e muitas vezes emprestasse dinheiro ao rei, não possuía poder politico.
O governo de Luís xvi
A caminho da falência
Assembleia dos notáveis
A reunião dos estados gerais
O povo nas ruas
Com receio de uma reação mais repressiva por parte da monarquis, o povorevoltou-se. Os camponeses invadiram os castelos de seus senhores e os queimaram. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a Bastilha, onde estavam presos os inimigos do rei.

Assembleia Nacional Constituinte, 1789-1791
O poder do rei Luis xvi foi-se corroendo pouco a pouco após 13 dias da queda da Bastilha, a assembleia Nacional Constituinte determinou que a divisão da sociedade de porordens fosse extina. Tambem acabou com impostos indiretos e reorganizou a administração publica. A maioria das reformas favoreceu interesses burgueses, e não as da maioria da população. A igreja sofreu uma reestruturação com a constituição civil do clero.

A declaração dos direitos do homem
A constituição teve como preâmbulo a famosa declaração dos direios do homem e do cidadão. Era um documento 117artigos dirigidos não apenas ao povo francês mas com a pretensão de ser universal.

Aprovada a Constituição
Após dois anos de intensos debates, a constituição foi aprovada

Assembleia Nacional Legislativa
Ao concluir a constituição, a Assembleia Nacional Constituinte se dissolveu. Foi eleito um grupo de deputados para assumir o poder legislativo

Gerondinos e Jacobinos
Os radiais daassembleia eram conservadores. Jacobinos eram os mais radicais pois congregou milhares de membros da região francesa. Tinha como base de apoio os sans culotes. Os jacobinos sentavam-se a esquerda da assembleia. Os girondinos eram deputados moderados sendo a maioria ricos que veio da Gironda, eles sentavam a direita na assembleia; a direita refere-se as posturas politicas conservadoras e esquerda paraquais reindivicam mudanças. Esses grupos expressaram as divergências do processo revolucionário. No principio era liderado pelos girondinos. Mais com o passar do tempo as guerras e as fugas do rei fortaleceram os radicais que adquiriu força politica.

Um rei em fuga
Sem concordar com o rumo da revolução e pressionado pelos acontecimentos, Luís xvi foi obrigado a assinar os decretos elaboradospela assembleia. Apoiado pela rainha Antonieta, resolve fugir imaginando que as terras estrangeiras poderia receber auxilio de outras nações preocupadas com os acontecimentos da França. Quando Luis xvi em julho de 1791 tentavam fugir com sua família, mais foi preso próximo da fronteira e voltou obrigado para Paris. Foi considerado traidor a. a assembleia entretanto manteve a monarquia como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!