Revolução Francesa

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
Principais destaques do texto
A Revolução Francesa pode ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos, e suas consequências foram, portanto,muito mais profundas.

A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programaestruturado.

Nem mesmo chegou ater “lideres” do tipo que as revoluções do século XX têm nos apresentado, até o surgimento da figura pós-revolucionaria de Napoleão.

Durante todo o século XVIII aFrança foi o maior rival econômico da Grã-Bretanha. Seu comercio externo, que se multiplicou quatro vezes entre 1720 e 1780, causava preocupação;

A queda da Bastilha em 14 de julho ratificou a quedado despotismo e foi saudada em todo o mundo como o marco inicial de libertação.

A última alternativa para o radicalismo burguês eram os “Sans-culottes”, um movimento disforme, sobretudo urbano, detrabalhadores pobres, pequenos artesões, lojistas artífices, pequenos empresários etc.

A guerra foi declarada em abril de 1792. A derrota que o povo, atribuiu à sabotagem e à traição real trouxe aradicalização.

Em agosto-setembro, a monarquia foi derrubada, a Repúbli8ca estabelecia em uma nova era da historia humana proclamada, com a instituição das massas Sans-culottes de Paris.

O reifoi feito prisioneiro e a invasão estrangeira sustada por um nada dramático duelo de artilharia em Valmy.

Por volta de abril de 1794, tanto a direita como a esquerda tinham ido para a guilhotina, eos seguidores de Robespierre estavam, portanto, politicamente isolados. Somente a crise da guerra os mantinha no poder. Quando no final de junho de 1794, os novos exércitos da Republica demonstraramsua firmeza derrotando decididamente os austríacos, em Freurus e ocupando a Bélgica, o fim se aproximava.














Que tem a França Revolucionaria com o jovem brasileiro?

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!