Revolução Francesa

Páginas: 7 (1537 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
 Oque foi a revolução francesa:
é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté,Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau.

Contexto Histórico da França na época revolucionária ( fins do século XVIII):

A França passava por muitas dificuldades antes da revolução, havia perdido colônias e mercados para a Inglaterra, a indústria era pouco lucrativa, a agricultura estava em crise e os cofres franceses vazios.
A sociedade francesa era dividida emdiferentes classes sociais (ou estados):
Primeiro estado era formado pelo clero, segundo estado pela nobreza, e terceiro estado (constituía a maior parte da população) pela a alta burguesia, (representada pelos girondinos), média burguesia, baixa burguesia ( formada pelos sans culotes, em francês sem calças, o povo medieval da época, artesãos e afins, representantes das camadas populares) e camponeses.Início da Revolução Francesa:

A França ainda era um país absolutista, onde o rei Luís XVI reinava com poder absoluto na economia, política, no critério social (e até religioso).Era ainda um país agrário em fins do século XVIII, novas técnicas de cultivo e novos produtos melhoraram a alimentação, e a população aumentou. O início de industrialização já permitia a redução de preços de algunsprodutos, estimulando o consumo.
A burguesia se fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza. Os camponeses possuidores de terras queriam libertar-se das obrigações feudais devidas aos senhores.
Como a nobreza e o clero gozavam de privilégios, como a isenção tributária e o aumento da cobrança de impostos, os tributos feudais , os dízimos e as taxas,tomavam proporções cada vez maiores na renda do camponês. Para piorar, os problemas financeiros da monarquia também aumentavam. Causando uma crise no governo.
Essa crise deu à aristocracia a oportunidade de negar o pagamento pela crise, se seus privilégios não fossem estendidos.
Pressionado por essa crise, com o objetivo de tratar as questões tributárias do país, Luís XVI, foi obrigado a convocarem 1787 a Assembleia dos Estados Gerais, velha assembleia feudal, que não se reunia a 175 anos (provavelmente primeiro acontecimento marcante que deu início a revolução).Assim a revolução começou como uma tentativa aristocrática de recuperar o Estado, mas essa tentativa falhou.

Formação da Assembleia Constituinte (pontos altos da revolução):

As primeiras ações dos revolucionários deram-sequando, em 17 de junho, a reunião do Terceiro Estado se proclamou "Assembleia Nacional" e, pouco depois, "Assembleia Nacional Constituinte".
Começam os motins em Paris, e em 14 de julho acontece a tomada da prisão da Bastilha, símbolo do poder monárquico.  Pouco depois, aprovava-se a "Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão", onde o primeiro artigo diz: “Os homens nascem e vivem livres eiguais perante as leis”, que da a entender que é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza. Logo depois, o rei Luís XVI tenta resistir a s transformações revolucionarias, negando-se a aprovar os termos da Declaração. Essa recusa provocou uma temerosa reação da população que tomou o Palácio de Versalhes, forçando o rei a se mudar para o Palácio das Tulherias. No ano de1790 o clero teve sua situação alterada com a Constituição Civil do Clero. Através deste documento, os clérigos transformaram-se em funcionários públicos subordinados ao Estado. Além disso, as terras clericais foram confiscadas e serviram para a criação de uma nova moeda, as assignats. 
Em 1791, uma nova constituição começou a vigorar na França. De acordo com seus termos, o governo passaria a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!