Revolução francesa

Páginas: 9 (2200 palavras) Publicado: 25 de abril de 2012
| Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá |
| Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEISTurma: 1° Ano – 1° SemestreDisciplina: ECONOMIAProf.º Responsável: |
A REVOLUÇÃO FRANCESAA REVOLUÇÃO FRANCESATRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR Romeu , da disciplina de SOCIOLOGIA, turma do 1º ano do Curso de Ciências Contábeis.
Cruzeiro do Sul - ACAbril de 2012 |
|

EPÍGRAFE

“O homem quedeseja dominar os seus semelhantes suscita a máquina andróide. Ele abdica então frente a ela e delega-lhe a sua humanidade. Ele procura construir a máquina de pensar, sonha poder construir a máquina do desejo, a máquina de viver para ficar atrás dela sem angústia, liberado de todo perigo, da fraqueza e triunfante porque a inventou.”
Gilbert Simondon

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO

2 - OBJETIVO

3-O SOCIALISMO

4 – AS VIAS PARA O SOCIALISMO

5 – CONCLUSÃO

6 – BIBLIOGRAFIA

1 – INTRODUÇÃO

O Socialismo em sua ampla perspectiva defende os princípios gerais,por oposição como por exemplo: ao principio liberais de busca de vantagens individuais o termo e também empregado para designar os regimes políticos ou forma de organização social e econômicas,baseados nessa idéia e que envolvetipicamente a limitação da propriedade privada dos meios de produção.
Além disso os socialistas freqüentemente pregavam a substituição da economia do mercado por alguma forma de economia planejada ,com o objetivo de criar uma industria socialmente responsável voltada para as necessidades coletivas e capaz de propiciar maior qualidade de vida pois na maior parte dos países socialista deeconomia planejada a ausência e proibição completa de praticas da economia do mercado acabou levando a formação ou aumento de um setor informal ou de um mercado paralelo.
Por isso é imperiosorelembrar e sustentar que o socialismo é uma inspiração generosa, pois é um sonho e um compromisso com a igualdade e não pode estar distrito a um modelo pré determinado

2 –OBJETIVO

O socialismo tem comoobjetivo a livre associação dos produtores, de tal modo que qualquer pessoa ou grupo de pessoas tinha acesso a crédito, para adiquirir os meios de produção de que necessitam para desenvolver sua escolha.
Considerando a economia que conhecemos hoje parece indispensável a preservação de mecanismo de mercado para a distribuição de bens e serviços, o que significa que os produtores terão aresponsabilidade pela boa qualidade e baixo preço das mercadorias que oferecem no mercado.
A liberdade de escolha entre o socialismo e capitalismo será fundamental para garantir que a opção pelo socialismo seja realmente livre e não uma imposição por falta de altenativa.

3 - O SOCIALISMO

Numa sociedade socialista, todos os meios de produção pertencem ao Estado. O Governo decide o que serproduzido, como deve ser produzido e aloca a cada indivíduo uma parte dos bens de consumo. O primeiro modelo - podemos denominá-lo modelo marxista ou russo - é totalmente burocrático. Todas as atividades econômicas são exercidas por agências do governo, como o são o Exército, a Marinha ou o Departamento dos Correios. A relação de cada fábrica, loja ou fazenda com administração central é a mesma que umaagência de correios tem com o Departamento dos Correios. A nação como um todo é constituída por um exército de trabalhadores obrigados a prestar um serviço compulsório; o comandante desse exército é o Chefe de Estado.
O que os socialistas desejam obviamente é uma sociedade em que não haja empregadores e empregados, em que os meios de produção não sejam propriedade privada duma pequena minoria doscidadãos, enquanto a grande maioria está privada deles e por isso depende dos seus detentores para sobreviver. Mas, as experiências do socialismo ‘real’ tentaram impor uma única modalidade de relação social de produção - o emprego em empreendimentos possuídos pelo estado – proibindo todas as demais. Desta maneira, uma das liberdades fundamentais do homem, a da livre associação, fora abolida em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução francesa
  • Revolução Francesa
  • revolução francesa
  • revolução francesa
  • revoluçao francesa
  • revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!