Revolução Farroupilha

Páginas: 3 (633 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Revolução Farroupilha

A revolução farroupilha também chamada de guerra dos farrapos explodiu em 1835 no Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta brasileira.Durou 10 anos e foi liderada pelaclasse dominante gaúcha,formada por fazendeiros de gado,que usou as camadas polares da população como massa de apoio no processo de luta.
Em 1835,Bento Gonçalves comandou as tropas farroupilhas quedominaram Porto Alegre,capital da província.O governo central reage com firmeza,mas não teve forças suficientes para derrubar os farroupilhas.
A rebelião expandiu-se em 1836,foi fundada a repúblicaRio-Grandense também chamada república de Piratini e em 1839 , a república Juliana, em Santa Catarina.
A revolução farroupilha começou a ser contida a partir de 1842,através da ação militar deLuis Alves de Lima,que posteriormente seria conhecido como Duque de Caxias.
Além da ação militar,Caxias procurou fazer acordo com os lideres farroupilhas.
No dia 1º de março de 1845,já durante osegundo reinado,foi feito um acordo de paz entre as tropas imperiais comandadas por Caxias e as forças farroupilhas.
A revolução farroupilha não foi uma revolta das populações pobres.Foram os ricosestancieiros que lutaram por seus interesses econômicos e políticos,o povo só participou de movimento como massa de manobra.
A economia do Rio Grande do Sul baseava-se na criação do gado,principalmentena produção do charque ( carne seca ).O charque era vendido as diversas províncias brasileiras São Paulo , Rio de Janeiro , Minas Gerais e Região Nordeste .
Os produtores Gaúchos donos de enormesestâncias , reclamavam do governo central maior proteção para seus negócios.Pois sofriam a concorrência do Uruguai e da Argentina,países que também produziam e vendiam charques para as provínciasbrasileiras.Como os impostos de importação eram baixas os produtos uruguaios e argentinos acabavam custando menos que os produzidos no Rio Grande do Sul.Os estancieiros também lutavam por mais liberdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução farroupilha
  • Revolução Farroupilha
  • Revolução Farroupilha
  • revolução farroupilha
  • REVOLUÇÃO FARROUPILHA
  • revolução farroupilha
  • Revolucao Farroupilha
  • Revolução de Farroupilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!