Revolução dos Cravos

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país.

Em abril de 1974,soldados liderados por um capitão do Exército deixaram os quartéis rumo à sede do governo. Eles marcharam para derrubar uma ditadura que já durava mais de 40 anos. Passavam 20 minutos da meia-noitede 25 de abril de 1974 quando os acordes de “Grândola, Vila Morena” começaram a tocar numa rádio de Lisboa. A canção, que havia se tornado um hino dos jovens e intelectuais contra a ditadura,porém naquela noite, era um sinal: a revolução começara. A poucos quilômetros de Lisboa, sob o comando do capitão Salgueiro Maia, as tropas do quartel de Santarém começaram a movimentar-se. O mesmoocorria em vários pontos do país.
Amanhecia quando os militares revolucionários chegaram ao Terreiro do Paço, onde ficavam os ministérios. Não foram necessários combates – apenas alguns tirospara o alto foram disparados – ou escaramuças. As tropas mobilizadas ganhavam cada vez mais adesões e o povo tomou as ruas, apoiando o movimento. Alguns telefonemas, emissários e um ultimato. Empoucas horas o governo de Marcelo Caetano – que assumira o poder depois de Oliveira Salazar, o ditador que governou Portugal de 1933 até a morte, em 1970 – foi deposto. Ainda na manhã do dia 25,a cidade foi tomada por manifestações populares, cartazes coloridos e flores. Sem ninguém saber bem a razão, floristas de Lisboa distribuíam cravos, símbolos da cidade desde os temposimemoriais, para os soldados que os exibiam, gloriosos, nas lapelas. A população entoava em conjunto à música proibida: “Em cada esquina um amigo/ Em cada rosto igualdade/ Grândola, Vila Morena/ Terra dafraternidade”.
Os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução dos cravos
  • Revolução dos Cravos
  • A revolução dos cravos
  • Revolução do Cravos
  • revolução dos cravos
  • 25 de Abril de 1974
  • Análise do filme “capitães de abril”, de maria medeiros e o fato histórico “revolução dos cravos”.
  • cravos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!