Revolução dos bichos

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Título
-------------------------------------------------
A revolução dos Bichos, a Ciência Política e a Teoria Geral do Estado

Referência
-------------------------------------------------
ORWELL, George. A revolução dos Bichos: um conto de fadas. Edição: Ridendo Castigat Mores, Fonte Digital, 2000.

Dados bibliográficos sobre o autor
-------------------------------------------------George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, conhecido por ser autor do livro “A Revolução dos Bichos” (1945), que denuncia a traição dos ideais da Revolução Russa. De uma família aristocrata, filho de um oficial inglês e uma francesa, muda-se para a Inglaterra em 1911, para estudar em uma das mais tradicionais escolas inglesas, a Eton College.Inicialmente adepto das idéias do comunismo, George Orwell abandonou o pensamento socialista quando tomou conhecimento das atrocidades e da falta de liberdade dos países comunistas. Outro livro conhecido é seu romance “1984” (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futuro e uma crítica aos regimes totalitários.

Resumo da Obra-------------------------------------------------
A fábula Revolução dos Bichos, George Orwell, narra a historia de uma rebelião criada por animais contrários aos maus tratos sofridos na Granja Solar de propriedade do Sr. Jones, situada em Willingdon (Inglaterra). Quando o Velho Major (porco) conta sobre seu sonho aos animais da granja, idealiza um governo onde animais são liderados por eles mesmos, onde não haveria humanos que oscontrolassem, que esses seriam os únicos inimigos verdadeiros e reais e que a tirania dos humanos seria responsável por todos os males de suas existências. A rebelião seria o caminho, que mais cedo ou mais tarde aconteceria, porém, os animais precisariam concordar em nunca agir como os homens, pois, luxo, mordomias, vícios, dinheiro e comércio são hábitos ruins e só servem para tiranizar. Quando algunsdias após contar seu sonho o Major morre tranquilamente durante o sono, se da inicio a revolução. O porco Bola-de-Neve assumiu o comando da granja criando sete mandamentos a serem seguidos, junto a ele estava Napoleão (seu assistente) e Garganta, que se sobressaia pela capacidade enorme de persuadir, assim a granja passou a se chamar a Granja dos Bichos. Bola-de-Neve seguia os princípios doAnimalismo, e mesmo sendo superior (em quesitos de inteligência e cultura) em relação aos outros animais, sempre se considerou igual a todos, não tendo privilégios devido à sua condição. Napoleão e sua ânsia pelo poder armam contra Bola-de-Neve, o expulsando do convívio, no inicio ele até seria um bom líder monstrando-se competente e justo, mas depois começou a desrespeitar os sete mandamentos, chegando amorar na casa do Sr. Jones, usando do luxo, vícios e mordomias a que não eram dadas aos outros animais, apenas agindo em beneficio próprio. Napoleão conseguiu sair vitorioso graças à ajuda de Garganta, porco servil e obediente e que, através de bons argumentos, convencia os animais de que tudo o que acontecia era para o bem deles. Os sete mandamentos seriam (e que foram alterados aos poucos porNapoleão em seu beneficio e dos outros porcos): qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são iguais.

Avaliação Crítica - Resenha-------------------------------------------------
A revolução dos bichos, do escritor nascido na Índia e criado na Inglaterra, Eric Arthur Blair, conhecido pelo pseudônimo George Orwell, é um livro cuja primeira publicação foi em 1945, e aconteceu depois de muita dificuldade, visto ser o livro uma crítica ferrenha à ditadura stalinista. Essa crítica foi feita em forma de fábula, em que cada animal, se analisado detalhadamente, pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução dos bichos
  • A revolução dos bichos
  • Revolucão dos bichos
  • A Revolução dos Bichos
  • Revoluçao dos bichos
  • A revolução dos bichos
  • Revolução dos Bichos
  • Revolucao dos bichos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!