revolução do Egito 2011

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
UNES - FACULDADE ESPÍRITO SANTO






SAULO CELIO DE OLIVEIRA COELHO
INGRID LOHANA MAGNO SILVEIRA
HELDER VINHAS CALEGARIO










REVOLUÇÃO EGIPCIA DE 2011























CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
2013



SAULO CELIO DE OLIVEIRA COELHO
INGRID LOHANA MAGNO SILVEIRA
HELDER VINHAS CALEGARIOREVOLUÇÃO EGIPCIA DE 2011








Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do curso de Direito -1º periodo, da UNES – Faculdade Espírito Santo, como requisito para avaliação.
Orientadora: Profª Franceila Karla M. G. Gomes










Cachoeiro de Itapemirim -ES
2013
SUMÁRIO:INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo explanar de forma concisa o assunto que tange a revolução do Egito de 2011, onde ocorreu o golpe militar que derrubou do poder o ditador egípcio Hosni Mubarack.













































HISTORIA POLITICA DO EGITO
HELDER
A VIDA DE HOSNI MUBARAK
Nasceu em 1928 numa famíliahumilde, em uma cidade pequena na província de Menoufia, perto do Cairo. Mubarak formou-se na academia militar egípcia em 1949 e entrou na Força Aérea do país em 1950. Anos depois, Mubarak teve papel fundamental no planejamento do ataque surpresa contra as forças israelenses na península do Sinai, dando início à guerra de Yom Kippur em 1973.
Sua posso ao poder só foi concedida com a morte de Sadat, em1981, que antes o nomeou como vice-presidente, e por conseguir escapar com vida ao atentado por militares islâmicos, se manteve no poder até ser assumido como presidente.
Mubarak com tanto tempo governando o Egito se tornou um aliado confiável dos EUA e de Israel na região, mas governava o Egito com mão de ferro, abriu pouco espaço para a oposição interna.
Após praticamente quase três décadas,aos 82 anos, Hosni Mubarak renunciou à Presidência do Egito, após 18 dias de protestos nas ruas da capital, Cairo.
Apesar da falta de apelo popular e de um perfil internacional, ele criou uma reputação de estadista internacional com base na questão que resultou na morte de Sadat: a busca da paz com Israel.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
Na prática, desde que assumiu o poder, Hosni Mubarak comandou oEgito como um líder militar. Ele governou o país com base em uma lei de emergência que restringia vários direitos dos cidadãos.
O argumento de seu governo era de que o controle total seria necessário para combater militantes islâmicos, cujos ataques têm como alvo, com frequência, o lucrativo setor de turismo egípcio.
Durante seu governo, Mubarak sobreviveu a pelo menos seis tentativas deassassinato. A mais séria foi o ataque ao carro presidencial logo após sua chegada à capital da Etiópia, Adis-Abeba, em 1995, para participar de uma cúpula de países africanos.
Sob a liderança de Mubarak, o Egito viveu um período de relativa estabilidade doméstica e desenvolvimento econômico, o que levou a maioria da população a aceitar sua permanência do poder.
No entanto, nos últimos anos, o presidentepassou a sofrer, pela primeira vez, pressões por mais democracia. As demandas vinham do próprio país e também do seu aliado mais poderoso, os Estados Unidos.
Desde 1981, Mubarak venceu três eleições como candidato único, mas o quarto pleito convocado por ele, em 2005, após forte pressão dos Estados Unidos, teve as regras alteradas para permitir candidaturas rivais.
Críticos dizem que a eleiçãofoi manipulada para favorecer Mubarak e seu partido, o Partido Nacional Democrático (NDP, na sigla em inglês).
Uma nova eleição estava marcada para o próximo mês de setembro. Após o início dos protestos, em janeiro, no entanto, Mubarak anunciou que não concorreria à reeleição.



PROTESTOS DE 2011 E A QUEDA DE MUBARACK

O mundo árabe viveu dias de protestos furiosos quando o ditador da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução no egito
  • Revolução Egipcia 2011
  • ENSAIO ACERCA DO MOMENTO DA REFORMA CONSTITUCIONAL DO EGITO-2011
  • Egito
  • O Egito
  • Egito
  • egito
  • egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!