Revolução de avis

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
Revolução de Avis
Durante o período de grande crise do século XIV, as rotas terrestres entre a França e os Flandres tiveram que ser fechadas, na tentativa de se evitar a propagação das guerrasconstantes do período e da peste bubônica. 

Assim, Portugal tornou-se passagem obrigatória no caminho que levava do Mar Mediterrâneo ao Mar do Norte e vice-versa. Essa posição privilegiada impulsionougrandemente o crescimento econômico da burguesia mercantil portuguesa. 

Entretanto, se por um lado a crise beneficiava a burguesia, por outro dizimava a população rural. 

Esta última sofriadiretamente com as guerras e com a peste. Quem não sucumbia a alguma dessas duas adversidades, ou revoltava-se ou migrava para as cidades. O êxodo rural tornou-se imenso e, para freá-lo, o rei lusitanoAfonso IV proclamou a Lei das Sesmarias. 

De acordo com essa legislação, os proprietários de terras não-cultivadas perdiam o direito a elas. Ou seja, a lei fazia com que os latifundiários se vissem naobrigação de impedir a migração dos camponeses, garantindo assim a produtividade das terras e, portanto, sua manutenção. 

Tal medida, que prejudicava a nobreza proprietária favorecia claramente aburguesia, mostrando sua influência junto ao rei. 

Portanto, o momento era, em todos os sentidos, bastante próspero para a classe burguesa, que usufruia de um período de ascensão em meio à crisegeral. Em 1383, o último rei da dinastia de Borgonha, D. Fernando I, morreu sem deixar herdeiros. 

A ausência de descendentes reais lançou Portugal numa séria crise monárquica, cujos desdobramentossó viriam a provar a hegemonia burguesa na nação. Instaurou-se dois grupos rivais na disputa pelo trono: de um lado, Dona Leonor Teles (viúva de D. Fernando), que comandava o grupo apoiado pela nobrezatradicional, defendia a união de Portugal ao reino de Castela; de outro lado, D. João (Mestre de Avis e irmão ilegítimo de D. Fernando), que encabeçava o grupo apoiado pela burguesia, pela nobreza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução de avis
  • Avil
  • Avis
  • Dinastia avis
  • Briefing Avis
  • Os males do avis
  • Avis rara
  • Dinastia de avis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!