revolução de 1930

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Antes da Revolução de 1930- movimento de revolta armado, acontecido no Brasil que iniciou em 3 de outubro de 1930 - o Brasil era governado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo. Através deeleições fraudulentas, estas oligarquias se alternavam no poder, na presidência da República, os políticos representavam seus interesses.
Conhecida como “café-com-leite”, esta política geravadescontentamento em setores militares, onde tem-se o primeiro movimento político e militar que marcará presença no cenário político nacional e influenciará nas decisões governamentais. Liderado pelostenentes, e em menor número os capitães, o tenentismo surge como movimento de insatisfação militar diante dos problemas políticos, sociais e econômicos do país.
As reivindicações do movimento tenentistacoincidiam com as reivindicações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. O movimento tenentista tinha uma ideologiaprópria, bastante influente no meio militar, que propôs a ascensão dos militares ao poder na crença de que os civis eram incapazes de governar e solucionar os problemas do país.
Nas eleições de1930, as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo entraram em um sério conflito político. Era a vez de Minas Gerais indicar o seu candidato, mas os paulistas apresentaram a candidatura de Júlio Prestes.Descontentes, muitos políticos mineiros apoiaram o candidato de oposição da Aliança Liberal, o gaúcho Getúlio Vargas (governador do RS). Vence o candidato Júlio Prestes, apoiado pela elite de São Paulo.Com vários indícios de fraude eleitoral, Getúlio Vargas e os políticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba ficaram muito insatisfeitos.
Em julho do mesmo ano, o candidato a vice-presidentede Getúlio Vargas, o paraibano João Pessoa, foi assassinado. O fato gerou revolta popular em várias regiões do Brasil. Estes conflitos aconteciam, principalmente, entre partidários da Aliança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução de 1930
  • Revolução 1930
  • Revolução de 1930
  • Revolução de 1930
  • revolução de 1930
  • Revolução de 1930
  • A revolução de 1930
  • Revolução de 1930

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!